WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Orquídeas: estrutura

Em uma flor típica de orquídea há sempre três sépalas: a sépala dorsal e as duas sépalas laterais. São as sépalas que envolvem e protegem a flor em botão

Orquídeas - estrutura

Em uma flor típica de orquídea há sempre três sépalas: a sépala dorsal e as duas sépalas laterais. São as sépalas que envolvem e protegem a flor em botão. Enquanto que na maior parte da flores elas são verdes, nas orquídeas, as sépalas se apresentam nas mais diversas cores, tão coloridas quanto as pétalas.

Na orquídea, pode-se encontrar também 3 pétalas, sendo que uma delas é bem diferente das outras duas, quase sempre maior e mais vistosa. Esta pétala modificada recebe o nome de labelo, de onde sai o perfume destinado a atrair os insetos polinizadores. Normalmente, a flor cresce de tal forma que o labelo se posiciona como segmento inferior.

No centro da flor, encontra-se um órgão carnudo, que tem a forma de uma clava, resultado de uma fusão dos órgãos masculinos e femininos. Este órgão é chamado de coluna ou ginostêmio. É na coluna que ocorre a polinização da planta.

Na antera da flor, no extremo da coluna, ficam os grãos de pólen, agrupados em duas a oito massas chamadas de políneas, que, ao serem depositadas no órgão feminino da orquídea, denominado estigma (depressão de superfície viscosa), vai provocar a sua fecundação. O estigma se localiza imediatamente abaixo da antera.

Depois de fecundada, já no ovário, a flor desenvolve a cápsula de sementes que, ao se abrir, vai se espalhar na natureza pela ação dos ventos. Em apenas uma cápsula, pode-se encontrar de 300.000 a 500.000 sementes microscópicas.

Botão floral


O botão floral, na maioria das orquídeas, cresce na posição vertical. Ao se desenvolver, ele se deita e faz a chamada ressupinação, um movimento de 180 graus, quando coloca o labelo na posição horizontal com a finalidade de facilitar a polinização da flor. Existem outros gêneros de orquídeas que não realizam este movimento da flor e, por isso mesmo, sua dispersão é mais difícil.

Bainha


A parte externa e inferior dos pseudobulbos é protegida por uma membrana paleacea conhecida pelo nome de bainha. Ela tem a função de proteger as gemas e partes novas da planta contra os raios solares mais fortes e dos insetos daninhos, que poderão atacar os pseudobulbos tenros. Depois de formado o pseudobulbo, é aconselhável rasgar a bainha até o ápice. A bainha apresenta as mais variadas formas e, por isso, muitas vezes, determinam a classificação de plantas de diferentes gêneros. Existem situações em que as bainhas revestem o rizoma e caules novos da orquídea.

Folha


As folhas das orquídeas também apresentam muitas variedades. Existem folhas laminadas, de consistência coriácea, que armazenam água. Outras apresentam folhas finas, bastante sensíveis. Pode-se encontrar, também, orquídeas cujas folhas são caducas e caem quando o pseudobulbo completa o seu ciclo vegetativo. Isto ocorre porque a planta se defende do excesso de transpiração, evitando perda de água e, consequentemente, criando resistência à seca.

Cápsulas


Todas as orquídeas produzem frutos capsulares, também conhecidos como cápsulas. Eles podem ser grandes, ou pequenos, o que vai depender do tamanho da planta. Esses frutos, depois de maduros, abrem-se em três fendas, permanecendo ligadas na base. Nos dias mais secos, as sementes escapam por estas fendas, arrastadas pelo vento. Nas orquídeas, nós, ainda, vamos encontrar a haste floral, conhecida como pedicelo, o rebento, o caule principal e a raiz.


Conheça os Cursos CPT da área Floricultura.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: www.orkideas.com.br

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fernanda

7 de jun. de 2023

Receber noticaçoes de cursos

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jun. de 2023

Olá, Fernanda! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?