WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Massagem: efeitos terapêuticos sobre os tecidos do corpo

Massagens são manipulações dos tecidos moles do corpo, administrados para produzir efeitos sobre o sistema nervoso, muscular, respiratório, circulatório, sanguíneo e também linfático

Efeitos terapêuticos da massagem sobre o corpo     Cursos CPT


 

Conforme Beard (1952), massagem é o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo, sendo tais movimentos mais eficazes se aplicados com as mãos e administrados com o propósito de produzir efeitos sobre o sistema nervoso, muscular, respiratório, circulatório, sanguíneo e também linfático. Entre seus efeitos sobre o tecido muscular, destacam-se:

- Redução da quantidade de fibrose que inevitavelmente ocorre no músculo imobilizado, lesionado ou desnervado.
- Manutenção dos músculos no melhor estado possível de nutrição, flexibilidade e vitalidade, de modo que eles possam funcionar no seu limite máximo.


Efeitos terapêuticos da massagem sobre os tecidos moles do corpo


1- Mecânicos

As forças mecânicas, movimentos de compressão, tração, estiramento, pressão e fricção, produzem certa estimulação nos tecidos, por meio de uma pressão e estiramento ritmicamente aplicados. Na prática, estudos revelam que a pressão comprime os tecidos moles e distorce as redes de receptores nas terminações nervosas. O estiramento, por sua vez, vai aplicar tensão nos tecidos moles e distorcer os plexos dos receptores nas terminações nervosas. Esses dois trabalhos têm o papel de aumentar os lumens dos vasos sanguíneos e espaços dos vasos linfáticos, afetando a circulação capilar, venosa, arterial e linfática.

Quando se trabalha mecanicamente os tecidos do corpo, exerce-se movimentos sobre a linfa, sangue venoso, secreções pulmonares, edemas, conteúdos intestinais e conteúdo de hematomas. Também é possível observar a mobilização de fibras musculares, de massas musculares, tendões, tecidos subcutâneos, cicatricial, pele e aderências.


2- Fisiológicos

Os efeitos fisiológicos, muito importantes por sinal, surgem em decorrência dos efeitos mecânicos, ou seja, após a manipulação da pele e dos tecidos subjacentes há um efeito considerável no fluxo sanguíneo e linfático.

Quando se trabalha fisiologicamente os tecidos do corpo, percebe-se certo aumento da circulação sanguínea, assim como aumenta-se o fluxo de nutrientes; há remoção dos produtos catabólicos e metabólicos, estimula-se o processo de cicatrização, há resolução do edema e hematomas crônicos, aumenta-se a extensibilidade do tecido conjuntivo, alivia-se dores, aumenta-se os movimentos das articulações, facilita-se a atividade muscular, há estimulação das funções autonômicas, há estimulação das funções viscerais, há remoção das secreções pulmonares, há evidências de estímulos sexuais e, por fim, há certa promoção do relaxamento local e geral.


3- Psicológicos

Após a aplicação de massagem sobre os tecidos moles, observa-se a minimização do impulso cortical que transita pelos neurônios motores espinhais relevantes, acarretando em um estado de relaxamento físico; alívio da ansiedade e tensão (estresse); estimulação da atividade física; alívio da dor; sensação geral de bem-estar (conforto); estímulo sexual.

Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo abaixo



Por Silvana Teixeira.
Fonte: Massagem.net. 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria Neuma Alves Quintela

22 de jan. de 2023

Seus conteúdos são excelentes

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jan. de 2023

Olá, Maria! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo! 

Abraço! 

Equipe CPT.

Nadyana Pereira Campos Leite

23 de out. de 2016

Gostaria de saber o que ocorre no tecido linfático durante a massagem.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de out. de 2016

Olá Nadyana,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos. A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem  estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático.

A drenagem linfática é basicamente composta de dois processos ou procedimentos que visam transportar e remover esse líquido de edema de volta à circulação sanguínea, são eles:

Evacuação: é o processo que se realiza em gânglios (ou linfonodos) e em outras vias linfáticas com o objetivo de descongestioná-los.

Captação: é a drenagem propriamente dita que é realizada principalmente dos locais de edema em direção à desembocadura mais próxima.

As manobras da drenagem linfática manual são basicamente  as seguintes:

Círculos com os dedos ou com as mãos;
Círculos com o polegar;
Movimentos combinados;
Pressão em bracelete.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?