WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manejo de leitões - cuidados durante o parto e após as primeiras mamadas

Logo após o nascimento dos leitões, deve-se enxugá-los com cepilho ou papel toalha, bem como oferecer a eles calor suficiente para que sobrevivam e se desenvolvam

O manejo adequado dos leitões começa antes de seu nascimento, quando a maternidade é lavada, desinfetada e passa por um vazio sanitário.

O manejo adequado dos leitões começa antes de seu nascimento, quando a maternidade é lavada, desinfetada e passa por um vazio sanitário.

O manejo adequado dos leitões começa antes de seu nascimento, quando a maternidade é lavada, desinfetada e passa por um vazio sanitário. O principal sinal da proximidade do parto é a presença de leite nos tetos da leitoa. Assim que isso é detectado, ela é encaminhada para a maternidade, onde receberá todo o atendimento necessário. O parto demora de quatro a seis horas e o intervalo entre o nascimento dos leitões varia de 10 a 20 min. O término do parto ocorre quando a porca elimina a placenta.

Cuidados com os leitões durante o parto

1. Enxugar os leitões

Logo após o nascimento dos leitões, deve-se enxugá-los com cepilho ou papel toalha, no sentido da cabeça para o corpo, removendo os líquidos fetais, restos de membranas e estimulando a respiração. Caso os filhotes tenham dificuldade para iniciar a respiração, pode-se comprimir seu tórax e fazer respiração artificial, soprando com auxílio de um funil. O nascimento dos leitões envolvidos pela placenta e mais o frio representam risco de morte e podem trazer grandes prejuízos, quando não se acompanha o parto.

2. Amarrar, cortar e desinfetar o cordão umbilical

Depois de secar os leitões, deve-se amarrar o cordão umbilical 3,0 a 5,0 cm abaixo da barriga, usando fio de algodão, limpo e desinfetado. Em seguida, deve-se cortar e mergulhar o coto umbilical em uma solução de água com iodo”, afirma o professor Luiz Mário Fedalto, do curso Produção de Suíno Light – Mais Carne, Menos Gordura, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

3. Fornecer calor

O fornecimento de calor logo após o nascimento é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento dos leitões. É importante ensinar os leitões a usarem o escamoteador que deve estar com temperatura em torno de 32°C. O comportamento dos leitões é o melhor guia sobre a temperatura do escamoteador. Caso a temperatura esteja baixa, os leitões ficam amontoados e com o corpo encolhido. Quando a temperatura está alta, os leitões ficam espalhados.

É fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento dos leitões a ingestão do leite da leitoa nas primeiras horas após o nascimento.

É fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento dos leitões a ingestão do leite da leitoa nas primeiras horas após o nascimento.

4. Fornecer leite

Durante a gestação, a leitoa não passa nenhuma proteção aos leitões, os anticorpos são passados por meio do colostro. Por isso, é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento dos leitões a ingestão do leite da leitoa, nas primeiras horas após o nascimento. Os tetos peitorais possuem leite de melhor qualidade, são mais disponíveis e são os preferidos pelos leitões. Deve-se colocar os leitões mais fracos nestes tetos, durante as primeiras mamadas, antes que ocorra a escolha “do teto”, que acontece nos três primeiros dias.

Manejo após as primeiras mamadas

1. Transferência de leitões

Pode-se transferir os leitões de uma leitoa para outra, com o objetivo de igualar o peso e o número de leitões por leitegada, melhorando o desenvolvimento e diminuindo a mortalidade. Para a leitoa não rejeitar os leitões de outra leitegada, deve-se esfregar nos leitões a placenta da porca que os receberá, ou passar creolina em todos os leitões para que a porca não identifique os novos leitões do grupo.

2. Corte dos dentes

Após as primeiras mamadas, deve-se cortar ou desgastar os oito dentes que os leitões têm, já ao nascer, para que não machuquem os tetos das porcas e não ocorram ferimentos entre os leitões. No entanto, é preciso cuidado para não causar lesões na gengiva e língua dos leitões, nem deixar pedaços de dentes.

3. Corte da cauda

O corte da cauda deve ser realizado junto ao corte dos dentes, como medida preventiva contra o canibalismo. Corta-se o último terço da cauda e desinfeta-se com iodo.

4. Identificação

A identificação dos animais é feita pelo sistema australiano, junto ao corte dos dentes e da cauda. Esse sistema usa um alicate próprio para fazer picotes e furos, também conhecido como mossa. Os picotes são feitos nas bordas e na ponta da orelha, os furos são feitos no centro das orelhas e, conforme a localização, estes representam os valores de cada um. Este sistema permite marcar até 1.599 suínos. Atualmente, está sendo usado um picote na base da orelha para
substituir os furos.

Os sinais podem ser usados:

100, 200, 400 e 800 = uma vez;
1 e 10 = duas vezes;
3 e 30 = três vezes.

Note que:

na parte de cima, pode haver, no máximo, três mossas;
na parte de baixo, no máximo, duas mossas;
quando tiver três mossas em cima, não pode ter nada embaixo.

5. Aplicação de ferro

Entre o 3º e o 5º dia de vida, aplicar 200 mg de ferro dextrano intramuscular, em cada leitão, para evitar a anemia ferropriva.

6. Fornecimento de água e ração

A água deve ser fornecida à vontade aos leitões, desde o primeiro dia. Com uma semana de vida, os leitões devem começar a receber ração pré-inicial.

7. A castração

A castração dos leitões machos, destinados ao abate, deve ser realizada entre o 7º e 14º dia após o nascimento. No entanto, deve ser rápida e higiênica.

Passos da castração:

-Lavar as mãos;
-Desinfectar com água e iodo;
-Prender o leitão;
-Desinfectar com água e iodo;
-Fixar os testículos;
-Cortar com bisturi;
-Localizar o testículo;
-Retirar o testículo;
-Torcer e puxar os testículos e o cordão espermático;
-Passar repelente e cicatrizante.

8. O desmame

Os leitões devem ser desmamados entre o 21º e 35º dia de vida, dependendo da qualidade da alimentação, instalação e manejo da granja. A maioria das granjas desmama os leitões com aproximadamente 21- 28 dias, pesando mais de 6,5 kg. No desmame, os leitões refugos devem ser reunidos e colocados juntos a uma leitoa, deixando-os mamar por mais uma semana antes de irem para a creche.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Suinocultura.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

João Carlos Machado de Jesus

9 de mai. de 2023

Muito util

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mai. de 2023

Olá, João Carlos Machado! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Regina Resende Rocha de Moura

3 de jul. de 2022

Excelente explicação, me foi de grande valor. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jul. de 2022

Olá, Regina! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!

Karina Theodoro

Gustavo da Silva Joaquim

18 de out. de 2021

Sempre é bom aprender de tudo um pouco

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de dez. de 2021

Olá, Gustavo! Como vai? 

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Ficamos felizes por poder compartilhar informações relevantes à você! Caso queira aprofundar ainda mais no assunto, O CPT oferece um Curso de Manejo de Leitões - Do nascimento ao abate, que irá auxiliar ainda mais nessa questão. 

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com mais informações sobre o curso. 

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

Antonio José Dos Santos

14 de jul. de 2021

Gostei muito de tudo que vi aqui

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de jul. de 2021

Olá, Antonio José 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Maria Eduarda Barbosa de Melo

1 de jul. de 2021

Meu porco estava com diarreia eu acho que 21 dias ,hoje ele acordou não levantou e nem comeu tá deitado e respirando.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de jul. de 2021

Olá, Maria Eduarda 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Nessas circunstâncias, a melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação, qualquer diagnóstico passa a ser um risco desnecessário ao seu animal.

Atenciosamente,

Erika

ÁLVARO LIMA DE PAIVA

17 de nov. de 2019

Olá. Eu gostaria de saber em que ano foi publicado este artigo

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de nov. de 2019

Olá, Alvaro

Como vai?

Agradecemos sua visita a nosso site.

A data de publicação do artigo em questão é 26/03/2013.

Atenciosamente,

Erika Lopes

   

Berlania

10 de set. de 2019

Muito bom esse conteúdo. Parabéns. Qual o calibre da agulha para aplicação de ferro no leitão, quantas ml a ser aplicada por kg, e qual o local correto da aplicação?

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de set. de 2019

Olá Berlania,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Você poderá esclarecer tais dúvidos junto ao responsável pela loja onde você irá adquirir os produtos e insumo.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Adriano Fogaça

13 de fev. de 2019

Muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de fev. de 2019

Olá Adriano,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Fabiana

30 de dez. de 2018

Muito bom. Aprendi muitas coisas que não sabia.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de dez. de 2018

Olá Fabiana,

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo, e que aprendeu muitas coisas com ele.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

wellton v gomes

24 de out. de 2018

muito boas esses instruções, nos ajuda bastante mesmo. sou fan de vcs parabens.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de out. de 2018

Olá Welton,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site,

Ficamos muito felizes em saber que você gosta do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?