Além de produtos de excelente qualidade e um atendimento perfeito, um ambiente harmônico, aconchegante e extremamente limpo é de grande importância para a captação e fidelização de clientes, garantindo o sucesso das lanchonetes. No entanto, para que um atendente possa desempenhar suas funções de maneira satisfatória é necessário que a lanchonete ofereça-lhe condições adequadas de trabalho. Portanto, antes de tudo, será necessário que exista uma infraestrutura que seja capaz de facilitar o atendimento dos clientes, permitindo que este seja realizado da melhor maneira possível.
Infraestrutura
A infraestrutura de uma lanchonete deverá ser apropriada para que o atendimento possa ser feito com boa qualidade. Ela deverá possuir ambientes separados e equipamentos diversos facilitando a locomoção dos atendentes e a limpeza diária das instalações. Além disto, irá passar uma impressão aos clientes de ambiente organizado e sofisticado, onde tudo é feito, tendo-se como prioridade, o cumprimento das regras de segurança alimentar. Independente do tamanho do estabelecimento, o seu espaço físico de uma lanchonete deverá ser dividido nos seguintes ambientes:
- Um para armazenamento da matéria-prima;
- Um para se fazer a preparação e exposição dos alimentos;
- Um para atendimento dos clientes; e
- Um para os sanitários (masculino e feminino).
Características dos ambientes
Cada um desses ambientes deverá possuir piso resistente ao tráfego de pessoas, além de serem antiderrapantes e impermeáveis. No que se refere às paredes dos ambientes, elas deverão ser revestidas com azulejo impermeável, lavável, para facilitar a limpeza diária e evitar o incrustamento de impurezas. Quanto ao teto, deverá ser revestido com material que permita realizar a limpeza com água, podendo ser de laje de concreto ou revestido com tábuas de polietileno.
Cores dos ambientes
Tanto no piso, como nas paredes e no teto, as cores utilizadas deverão ser claras, já que refletem bem mais a luz, o que é uma coisa muito desejável em ambientes que trabalham com alimentos e, também, porque evidenciam mais a limpeza dispensada aos ambiente, pois em superfícies com cores claras, uma sujeira, por menor que seja, torna-se bastante notável.
Instalação do balcão de atendimento
Entre o ambiente de atendimento aos clientes e os demais (armazenamento, preparação e exposição dos alimentos) deverá existir uma separação, o que poderá ser feita por um balcão, o qual poderá ser de alvenaria ou de vidro. Além disso, este balcão de divisória também poderá ser aproveitado para se fazer instalação de vitrines e estufas, que são equipamentos utilizados para fazer a exposição dos alimentos que já se encontram prontos, como salgados, doces etc.
- Balcão de alvenaria
No caso de se optar pela implantação de balcão de alvenaria, será necessário revesti-lo com material impermeável, como por exemplo, azulejos, pastilhas cerâmicas ou pedra de granito, que são materiais fáceis de serem limpos e, portanto, as impurezas não ficarão grudadas, o que é muito desejável do ponto de vista de higiene e de segurança alimentar.
Por Silvana Teixeira.
Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Empresas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.