WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Intolerância à lactose: causas, sintomas e tratamento

A intolerância à lactose ou alergia ao leite é a incapacidade de digerir a lactose, tipo de açúcar encontrado no leite e em diversos produtos lácteos

Intolerância à lactose - causas, sintomas e tratamento   Artigos Cursos CPT

A intolerância à lactose ou alergia ao leite é um problema que afeta milhões de pessoas por todo o mundo. Trata-se da incapacidade encontrada pelo organismo de digerir a lactose, tipo de açúcar encontrado no leite e em diversos produtos lácteos

Em outras palavras, a lactose é o açúcar do leite, um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, transforma-se em dois monossacarídeos: glucose e galactose.

Estes carboidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo.

. Causa


A falta ou deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue até o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo.

Ela é, então, fermentada por bactérias intestinais causando gases e sintomas típicos de indigestão.

Não ter lactase o suficiente é chamado de deficiência de lactase. A lactase, por sua vez, é a enzima responsável pela hidrólise da lactose (quebra da lactose em galactose e glucose).

É justamente a deficiência na produção desta enzima pelo nosso organismo que é a causa principal da intolerância à lactose.

. Sintomas


Os sintomas ocorrem, muitas vezes, de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de produtos lácteos e são frequentemente aliviados quando a ingestão desses produtos é interrompida.

Quando os produtos lácteos são ingeridos em grandes doses, os sintomas podem piorar.

A severidade dos sintomas dependerá, então, da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que o organismo tolera. Entre eles podemos destacar: Inchaço abdominal, cólicas, diarreia, gases e náusea.

intolerância á lactose

A intolerância à lactose pode começar em diferentes momentos da vida

A intolerância à lactose pode começar em diferentes momentos da vida. Em indivíduos brancos, ela geralmente afeta crianças acima dos 5 anos de idade.

Em afro-americanos, a intolerância à lactose frequentemente ocorre em torno dos 2 anos de idade. Bebês ou crianças podem ter um crescimento mais lento ou perda de peso. Por fim, em fase adulta a intolerância à lactose pode se manisfestar até os 20 anos de idade.

É muito importante ressaltar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa.

Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem.

A intolerância à lactose é muito comum em adultos e não é perigosa e entre suas causas podem ser citadas: cirurgia intestinal, infecções do intestino delgado causadas por vírus ou bactérias que podem afetar as células do revestimento do intestino (geralmente em crianças), doenças intestinais, como sprue celíaco.

O diagnóstico pode ser feito com o auxílio de exames como: enteroscopia, teste do hidrogênio no ar expirado com lactose, teste de tolerância à lactose, teste do pH das fezes.

. Tratamento


Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando, ou em alguns casos, evitando produtos com leite ou derivados.

O tratamento é bastante simples e geralmente, a diminuição ou a remoção de produtos lácteos da dieta já melhora os sintomas.

Com o passar do tempo e uma adaptação aos hábitos alimentares, cada pessoa pessoa aprenderá sobre quais alimentos lácteos poderá ingerir sem sentir sintomas.

intolerância á lactose

A severidade dos sintomas dependerá, então, da quantidade de lactose ingerida

. Produtos lácteos como os listados abaixo podem ser mais fáceis de serem digeridos por pessoas que sofrem desse mal:


- Leite de manteiga e queijos (eles têm menos lactose do que o leite);
- Produtos lácteos fermentados, como iogurte;
- Leite de cabra (deve ser ingerido juntamente com as refeições e suplementado com aminoácidos essenciais e vitaminas se for oferecido a crianças;
- Sorvete, milk-shakes e queijos envelhecidos ou duros;
- Leite e produtos lácteos sem lactose;
- Leite de vaca tratado com lactase para crianças maiores e adultos;
- Fórmulas de soja para crianças com menos de 2 anos;
- Leite de soja ou de arroz para crianças pequenas.


No entanto, a ausência de leite na dieta pode levar a uma deficiência de cálcio, vitamina D, riboflavina e proteína.

Para todas as pessoas, mas em especial para as mulheres, o cálcio é um dos minerais mais importantes, pois ele é o responsável pela constituição dos ossos e dentes, além de ser fundamental para a manutenção de várias funções do organismo, como a contração muscular, coagulação do sangue, transmissão dos impulsos nervosos e secreção de hormônios. 

Se houver deficiência de cálcio na alimentação, o organismo terá que mobilizar suas reservas. Os ossos funcionam como o grande reservatório de cálcio, além de sustentarem e protegerem o corpo.

A falta de cálcio na dieta pode fazer com que o organismo retire-o dos ossos para manter seus níveis no sangue em equilíbrio.

intolerância á lactose

Não existe cura para a intolerância à lactose, mas é possível tratar os sintomas limitando ou evitando produtos com leite ou derivados


Portanto, é extremamente necessário encontrar maneiras de acrescentar cálcio à dieta e uma saída viável e saudável, procurada por muitas pessoas, é a ingestão de alimentos que tenham mais cálcio como folhas verdes, ostras, sardinhas, salmão enlatado, nozes e sementes, camarão, brócolis e bebidas como o suco de laranja. 

As necessidades diárias de cálcio variam de pessoa para pessoa e em diferentes períodos da vida.

. Ingestão Recomendada de Cálcio *


0-6 meses: 210 mg/dia
7-12 meses: 270 mg/dia
1-3 anos: 500 mg/dia
4-8 anos: 800 mg/dia
9-19 anos: 1300 mg/dia
19-50 anos: 1000 mg/dia
Acima de 50 anos: 1200 mg/dia
*Pessoas com osteoporose podem necessitar de mais cálcio e vitamina D. Consulte seu médico.

É importante lembrar que a vitamina D também deve ser mantida em quantidades normais no organismo, pois o seu consumo excessivo pode ser tóxico e resultar em uma perda acentuada de cálcio dos ossos.

Abaixo, uma lista de alimentos ricos em vitamina D e em cálcio, levando-se em consideração uma dieta sem leites e seus derivados.

São fontes de vitamina D, alimentos como: bebida de soja, suco de laranja fortificado, gema de ovo, arenque ou truta cozidos, cavala cozida, salmão cozido, salmão em lata ou cozido*, sardinha em lata, atum branco (normal ou light) em lata. * inclui os tipos real, prateado, rosa e vermelho.

Observação muito importante é que as pessoas que possuem intolerância à lactose leiam os rótulos dos alimentos, pois ela também é encontrada em alguns produtos não lácteos, inclusive em algumas cervejas.

intolerância á lactose

A ingestão de alimentos saudáveis ricos em cálcio  é uma boa opção

Veja no artigo a seguir, três receitas direcionadas aos portadores da Intolerância à Lactose: Receitas sem lactose - Pudim de leite de coco, Pizza sem glúten e sem lactose e Panquecas de banana.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Sandra Regina Leite Martins

22 de jul. de 2022

Gostaria de receber mais informações sobre deficiência de Lactose no organismo.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set. de 2022

Olá, Sandra! 

Agradecemos sua visita ao nosso site!!

O CPT disponibiliza cursos em diversas área. O aluno que adquiri-los terá a oportunidade de se capacitar ainda mais na área desejada.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com informações para esclarecer suas dúvidas. 

Atenciosamente,

Equipe CPT

Manuely

4 de nov. de 2018

Minha filha tem 9 anos. Ela tem a intolerância desde bebê a gastro falou q ela já nasceu com a intolerância, mamou no peito 3meses e até então ficamos tentando todos os tipos de leites e todos dava uma diarreia fora do comum e chegava a assar ela entao foi um dia com 9meses um médico falou q ela tinha tudo pra ter a intolerânciae fiz o exame q nao é nada facil de fazer e em fim resultado positivo . E a umas semanas atrás minha medica pediu este exame e por espanto meu exame deu positivo. Si possivel gostaria de receber novas informações sobre a intolerância a lactose , obrigada .

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de nov. de 2018

Olá Manuely,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

ARLETE DE SOUZA

5 de fev. de 2017

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSA MATERIA,POIS MINHA FILHA TEM INTOLERANCIA A LACTOSE

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de fev. de 2017

Olá Arlete,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?