WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Instrumentos de medidas usados em confeitaria

É muito importante saber que na confeitaria as receitas são muito balanceadas e não cabem improvisações. Sendo assim, balanças e recipientes graduados são materiais indispensáveis

Instrumentos de medidas usados em confeitaria   Artigos Cursos CPT
 

Segundo Marina Queiroz, professora do Curso a Distância CPT Básico de Confeitaria, "Em confeitaria, os bons resultados não dependem apenas de boas receitas, mas principalmente da execução de regras básicas e da atenção para com cuidados essenciais para esse processo. É muito importante saber que na confeitaria as receitas são muito balanceadas e não cabem improvisações. Sendo assim, balanças e recipientes graduados são materiais indispensáveis".

Instrumentos de medida utilizados em confeitaria


1- Balança de precisão

Instrumento indispensável para fazer a medida (pesagem) exata dos ingredientes. As balanças eletrônicas digitais são as mais indicadas, pois fornecem o peso rapidamente, e evitam as chances de erro, pois os pesos são apresentados em forma de números. Como em confeitaria sempre deve-se pesar pequenas quantidades de alguns ingredientes, o ideal é utilizar uma balança com precisão de, pelo menos, um grama.

2- Copo medidor

Refere-se a um recipiente graduado, de plástico transparente e rígido, ou de vidro. Ele serve para medir alguns ingredientes, em gramas, sem o uso de balança, ou para medir volumes de alguns ingredientes.

3- Termômetro

São instrumentos utilizados para medir a temperatura em diversas situações. Por isso, em confeitaria, você poderá utilizar diferentes tipos de termômetros, específicos para cada finalidade. O de cozimento, geralmente, possui corpo de vidro e graduação de zero a 120°C, serve, por exemplo, para medir a temperatura em banho-maria e cremes preparados no fogo. Esse mesmo tipo de termômetro poderá ser utilizado para indicar os pontos de calda do açúcar (você verá, mais à frente que existem diferentes pontos de calda do açúcar em função da temperatura de seu aquecimento), desde que possua graduação de zero a 200°C. Já o termômetro para forno deverá possuir mostrador redondo e graduação variando de 50°C a 300°C. Além desses, existem outros tipos de termômetros, como os digitais de haste, apropriados para medir a temperatura no interior dos produtos e os termômetros a laser, que permitem medir a temperatura em superfícies.

4- Pesa-xarope

Apesar de ser mais conhecido por este nome, ele pode ser chamado também de densímetro. É um instrumento utilizado para medir a concentração do açúcar na preparação de caldas. A quantidade de açúcar existente na solução é indicada na haste do instrumento, que, como mostrado no filme, deverá ser colocado para boiar. Quanto mais açúcar existir na solução, menos o densímetro afundará e vice-versa.

5- Timer

Este equipamento permite programar o tempo de cozimento e emite um sinal sonoro assim que o tempo pré-estabelecido for cumprido. Isso evita que um determinado produto seja submetido, por exemplo, ao cozimento por um tempo diferente daquele previsto na receita.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Padaria.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?