WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ingredientes e utensílios empregados na confeitaria artística

Lançando mão dos elementos certos, é possível produzir obras magníficas

 

Os cake designers estão preparados tanto para executar modelos trandicionais quanto para corresponder às ideias mais inusitadas

De festas de casamento a reuniões de trabalho, o bolo é um dos principais, ou o principal, personagem gastronômico dessas ocasiões e precisa ser condizente ao tema proposto por cada uma delas. Um bom confeiteiro sabe identificar os instrumentos que melhor contribuirão para o desenvolvimento de seu trabalho. Para auxiliá-lo, existem diversos tipos de recursos para atender aos mais diferentes tipos de decoração de bolos. Em todas elas, a escolha pelos ingredientes e utensílios corretos fará toda a diferença no resultado final da obra.

De fato, os cake designers estão preparados tanto para executar modelos trandicionais quanto para corresponder às ideias mais inusitadas. E o conhecimento dos principais ingredientes e utensílios é um dos fatores determinantes para o sucesso dessa atividade. Aliada a isso está a postura de respeitar as opiniões dos clientes. Por mais que o uso de determinados materiais encaixe na proposta do cliente, se ele não quiser usá-los, é preciso oferecer outras alternativas e respeitar a escolha dele.

Entretanto, lançando mão dos itens certos, é possível produzir obras magníficas. “Podemos criar decorações como um bolo em comemoração ao Dia Mundial da Paz, que pode ser decorado com um pombinho; em um casamento de surfistas pode surgir a ideia de decorar o bolo com uma prancha, ou uma onda do mar. E o que é melhor: esses enfeites poderão ser feitos com produtos comestíveis que existem no mercado para proporcionar aos decoradores possibilidades de explorar suas criatividades e fazer decorações cada vez mais interessantes”, exemplificam os professores do Curso de Decoração de Bolos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

São muitos detalhes, que exigem precisão. Para cada tipo de montagem e peça decorativa, há uma massa comestível mais apropriada. Saber usá-las é imprescindível. A fim de oferecer suporte aos cake designers nessa tarefa, o curso CPT traz as orientações sobre os ingredientes e os utensílios que devem ser usados nessas preparações.

Ingredientes

No que diz respeito aos ingredientes, os confeiteiros precisam saber fazer massas consideradas receitas básicas, como merengue italiano; glacê americano; glacê real; pasta americana; pasta de chocolate; massa elástica; e pastilhagem. É possível comprá-las protas, mas o ideal é que o próprio cake designer domine as técnicas de fabricação. O primeiro passo é conhecer as características dos principais elementos que compõem essas receitas. Veja, a seguir, as explanações do curso:

Açúcar – é produzido a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba. Encontra-se presente em todas as etapas da confeitaria, da massa do bolo às pastas que o cobrem. Ao entrar em contato com o fogo, é preciso que o confeiteiro esteja atento a detalhes como os diferentes pontos de calda. Eles influenciarão na forma final do produto. Por exemplo, a 100º, o ponto é considerado de fio leve ou calda, que é utilizada para fazer doces como baba ao rum e frutas em calda. Já a 113º ou 115º, obtém-se ponto assoprado, uma calda ideal para ser usada em frutas recheadas e coberturas.

Corantes comestíveis – grande parte dos elementos na decoração recebe corantes comestíveis. Eles ajudam a conseguir as tonalidades desejadas, sem interferir na consistência ou no aspecto. São encontradas na forma líquida, em gel ou em pó.

Utensílios


Quanto aos utensílios, existem alguns específicos para cada etapa das preparações. Entre os equipamentos citados pelo curso estão:

Suporte para secagem: é um utensílio muito útil na elaboração de bolos decorados. Normalmente, é representado por uma placa retangular, de madeira (MDF), e com características apropriadas para secar as peças modeladas e os bolos decorados.

Aerógrafo: Esse instrumento é utilizado para fazer a pintura, a decoração e a texturização de massas por meio da aplicação de corantes líquidos de forma pulverizada. É um instrumento que, para ser utilizado, necessita de técnica e maiores habilidades por parte do usuário.

Arame e floral para rosas: Esses materiais, que são facilmente encontrados em casas especializadas em produtos para decoração, são muito utilizados na montagem de arranjos de flores comestíveis. Esses arranjos também são utilizados como parte da decoração dos bolos.


Aprenda sobre outros materiais utilizados na confecção de bolos decorados, conhecendo o curso CPT. Acesse-o e confira também os demais tópicos referentes a essa atividade.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?