WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Indústria de joias eleva o volume de exportações e garante renda aos ourives

Em um país onde há muitas joalherias para poucos ourives, o mercado de trabalho está garantido para bons profissionais

Indústria de joias eleva o volume de exportações e garante renda aos ourives

Segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o potencial de crescimento da indústria de joias é enorme, elevando o volume de exportações e expandindo o mercado interno. Estima-se que o crescimento nas vendas de joias no mercado interno tenha se superado nos últimos tempos, necessitando cada vez mais de bons profissionais para atuarem na profissão de ourives.

A joalheria é uma das mais antigas artes decorativas e, nesse sentido, as joias, os metais preciosos e as gemas são a representação das ansiedades e dos mais profundos sentimentos humanos, que tem atração por materiais raros e belos, que adornam o corpo e simbolizam status e o poder.


O Brasil é internacionalmente conhecido pela diversidade e pela grande ocorrência de pedras preciosas em seu solo. É o segundo maior produtor de esmeraldas e o único de topázio imperial e turmalina paraíba. Também produz, em larga escala, citrino, ágata, ametista turmalina, água marinha, topázio e cristal de quartzo.


De qualquer forma, a profissão de ourives é uma forte fonte de renda. Donos de joalherias comentam que, quando o país está em crise, a joalheria vai mais ou menos. Quando não há crise, o setor se otimiza. Em um país onde há muitas joalherias para poucos ourives, o mercado de trabalho é garantido para bons profissionais”, afirma o professor Ailton Batista Lopes, do Curso CPT de Ourives – Fabricação e Reparo de Joias.”


É válido destacar que, além das indústrias legalizadas, o setor apresenta um grande número de empresas informais e artesãos, que vivem à margem do mercado, tanto na produção quanto na comercialização de seus produtos. No entanto, para garantirem seu “lugar ao sol” esses profissionais devem, além de possuir grande habilidade e criatividade, estar devidamente capacitados e atualizados na arte da produção artesanal de joias.


Atualmente, a joalheria mundial está voltada para o design da joia, que deve ser criativo, bem identificável, corresponder a um mercado consumidor sempre crescente e ansioso por inovações, tanto nas técnicas de fabricação, quanto na expressão dos estilos e conceitos escolhidos. Cabe aos profissionais envolvidos, seja na produção artesanal, seja na produção industrial de joias, contribuir para a qualidade do produto final, dentro da exigência de qualidade desse mercado consumidor.


Conheça os Cursos CPT da área Como Fazer.
Por Silvana Teixeira.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?