O telemarketing é a técnica de vendas que mais cresce no mundo e, acredite, seu campo de atuação é tão vasto que até mesmo no segmento de hotelaria é possível fazer uso desta poderosa ferramenta de comunicação. Neste caso específico, o TLMK atuará sob a forma de uma comunicação comercial, via telefone, promovendo o contato direto com os clientes, efetivos ou potenciais, para fazer a apresentação, a venda ou uma pesquisa sobre produtos e, ou serviços oferecidos pelo hotel. Também, pode ser usado na pós-venda, para obter informações que permitam avaliar o grau de satisfação dos mesmos. Se elogiado, vanglorie-se; se criticado, melhore a qualidade do produto ou prestação de serviços, pois, em se tratando de hotelaria, clientes satisfeitos é sucesso garantido! Constata-se aqui, então, a grande importância de se manter um serviço de TLMK em um empreendimento hoteleiro.
Em hotelaria, o telemarketing age sob duas metodologias: o TLMK executivo (ativo) ou o TLMK receptivo (passivo). Saiba um pouco mais sobre cada uma dessas formas de abordagem ao cliente:
Telemarketing Ativo
No telemarketing ativo, um operador toma a iniciativa de chegar ao cliente, via telefone, empregando técnicas programadas, com finalidades determinadas.
Telemarketing Passivo
No telemarketing passivo, o operador recebe ligações dos clientes, que buscam informações, ou querem fazer reservas de apartamentos ou no restaurante. Para utilizar essa ferramenta, é preciso que os operadores sejam treinados, pois serão grandemente responsáveis pelo sucesso e o alcance dos objetivos, representado pelo aumento nas vendas.
Para ter sucesso no desempenho de suas atividades, o operador de TLMK deve dominar algumas técnicas de comunicação mínimas e indispensáveis para operar o sistema. Também, é fundamental que o ele tenha um conhecimento profundo do hotel (instalações, serviços oferecidos, tarifas, eventos e outros).
Campos de atuação do TLMK
- O telemarketing pode ser usado como forma de apoio institucional para fixação de uma marca;
- Para apoiar o sistema de mala direta, confirmando o recebimento de correspondência enviada, comprovando o endereço de clientes cadastrados;
- Como forma de atingir o cliente de forma rápida e direta, com custos mais baratos que outras mídias;
- Para divulgar e vender produtos e serviços, economizando tempo e dinheiro.
Vantagens da implantação do sistema de TLMK em um hotel
- Agilidade e segmentação;
- Individualização da mensagem;
- Baixo custo em relação a outras formas de publicidade;
- Possibilidade de retorno direto;
- Canal de críticas ou sugestões dos clientes;
- Alternativa para pesquisas de mercado;
- Auxílio ao plano global de marketing;
- Nível de aceitação das mensagens é plenamente mensurável.
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Por Silvana Teixeira
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