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Hotelaria - check-in de grupo e de hóspede VIP

Hotelaria - check-in de grupo e de hóspede VIP

 

Check-in de grupo

No caso de check-in de grupo, é preciso uma sintonia entre o setor de recepção e a governança. Os procedimentos devem iniciar com antecedência. A governança deve revisar os apartamentos reservados e, junto à recepção, separar apartamentos no mesmo andar e próximos uns aos outros.

A recepcionista deverá:

-Fazer o pré-bloqueio dos apartamentos;
-Verificar a lista de hóspedes (rooming list);
-Verificar se foram designados tipos de apartamentos adequados para cada solicitação;
-Preparar os envelopes de boas-vindas, contendo informações do hotel e da cidade, cartão de boas-vindas, entre outros;
-Fazer um kit para cada apartamento, contendo a chave, a FNRH de cada hóspede e os cartões de identificação.

OBSERVAÇÕES:

-Alguns hotéis solicitam que o coordenador do grupo já traga as fichas de identificação preenchidas e assinadas;
-Caso os hóspedes estejam vinculados a uma agência de turismo e já tenham pago as despesas à agência, o coordenador/guia trará um voucher, que se trata de um cupom contendo todos os dados relativos à reserva. Nesse caso, A recepcionista deve solicitar os vouchers.

De preferência, o check-in de grupo deve ser feito em um espaço à parte, para evitar congestionamento na recepção. Após o atendimento, os clientes devem ser encaminhados aos apartamentos, pelos mensageiros, da maneira usual.

Normalmente, é aberta uma conta máster para o lançamento das faturas dos apartamentos ocupados pelo grupo e faturas separadas por apartamentos para despesas que deverão ser pagas pelos próprios hóspedes.

Check-in de hóspede VIP

No caso de cliente VIP, sua chegada deve ser comunicada, com antecedência, aos setores de governança, room service e telefonia. O preenchimento da FNRH costuma ser feito no próprio aposento e, de acordo com ordem da gerência, o VIP recebe várias cortesias, como cestas de frutas, arranjos de flores, tábuas de frios e garrafas de vinho.

No processo de check-in de VIP, geralmente, está presente o gerente geral do hotel ou o gerente de operações para recepcionar o hóspede.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Hotelaria, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Treinamento em Reservas e Recepção.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Check-in e Check-out em Hotelaria:

O que significa check-in e check-out

CHECK-IN

Atividades administrativas após a entrada do hóspede

Como encaminhar o hóspede ao apartamento

Como receber o hóspede com reserva

Como receber o hóspede sem reserva

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Faça já o Download Grátis O Setor Hoteleiro e Suas Características

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Comentários

Milla Santos Almeida

14 de dez. de 2016

Gostaria de treinamentos sobre recepção e comportamento.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de dez. de 2016

Olá Milla,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre o Curso a Distância Treinamento em Reservas e Recepção nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

alexandre cerqueira

30 de jul. de 2014

Boa noite, Como nos sabemos que infelizmente sempre deparamos com situações que desaparecem alguns objetos dos hóspedes. Então resolvi escrever esse texto para que vocês me ajudem a enviar um formulário para que os hóspedes declarem os bens de valores no check-in. Conto com o apoio de vocês. Grato,

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de jul. de 2014

Olá, Alexandre!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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