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Hotel: 15 dicas de um café da manhã espetacular!

Seja de pequeno, médio ou grande porte, o café da manhã tem obrigação de superar expectativas. Talvez seja este o item mais esperado por inúmeras pessoas quando instaladas em um hotel

Café da manhã de hotel

O café da manhã! Talvez seja este o item mais esperado por inúmeras pessoas quando instaladas em um hotel. Seja de pequeno, médio ou grande porte, o café da manhã tem obrigação de superar expectativas.

Então, se é do seu desejo investir na captação de novos clientes e fidelização dos já conquistados, a boa dica é fazer do café da manhã do seu hotel um momento mais que especial, um momento espetacular!

Dicas para um café da manhã espetacular


O elemento surpresa, quanto ao que irão encontrar no café da manhã, por si só, já desperta nos hóspedes muita curiosidade. Mas também há outras maneiras de encantar os hóspedes. São elas:

 1- Criatividade

O elemento surpresa, quanto ao que irão encontrar no café da manhã, por si só, já desperta nos hóspedes muita curiosidade. Sabendo disto, o serviço hoteleiro deve superar a cada uma das expectativas dos clientes, encantando-os com muita criatividade e seduzindo-os pelo olhar e pelo paladar.

2- Opção de escolha

Sobre a mesa central, ofereça alimentos de qualidade, em quantidade suficiente para todos, e em variedade para que todos possam ter a opção de escolha.

3- Conforto

Faça a distribuição das mesas e cadeiras de forma que acolha bem as pessoas e proporcione conforto. Sobre elas, disponibilize açucareiros, adoçantes, porta-guardanapos, jogos americanos. As mesas de comida, por sua vez, devem ficar estrategicamente posicionadas, facilitando ao hóspede o acesso aos alimentos, facilitando o fluxo e evitando o estrangulamento ou filas demoradas.

4- Decoração

Um toque de leveza e singularidade já é o suficiente para deixar o ambiente mais aconchegante. Só tome cuidado com os acessórios grandes (enfeites) e de difícil higienização, pois podem acumular sujeiras e contaminar os alimentos.

5- Talheres

São inúmeros os tipos de alimentos que podem ser servidos no café da manhã, por exemplo sucos variados, frutas, bolos, pães doces e saldados, frios, cereais, leite, assados, entre outros. Porém, é importante que para cada tipo de alimento o hotel ofereça ao hóspede um talher apropriado, tanto para degustá-lo quanto para conseguir se servir. 

6- Reposição de alimentos

A reposição de bandejas deve ocorrer com agilidade e eficácia, para não interferir na movimentação dos das pessoas. Importante lembrar que o hóspede não pode esperar, portanto deixe travessas prontas na copa/cozinha, protegidas com filme plástico, refrigeradas, de maneira que a reposição seja o mais rápida o possível.

7- Pessoas atrasadas

Apesar de o período para o café da manhã ser previamente passado aos hóspedes, nunca se negue a atender alguém que, por algum motivo qualquer, tenha errado a hora. Cuidado, apenas, de fazê-lo à parte, ao mesmo tempo que desmonta o bufete.

8- Treinamentos

Os funcionários à serviço no café da manhã devem estar capacitados para retirar pratos, copos, tigelas de cereais ou xícaras à medida em que forem utilizados mesmo com o cliente permanecendo à mesa.

9- Informação e descontração

Ofereça uma música ambiente agradável. Observa-se que muitos hóspedes gostam de ter acesso à informação enquanto consomem suas refeições. Então, se puder, escolha um local mais reservado no refeitório e lá instale uma TV para que possam assistir aos noticiários. Ofereça, também, jornais, revistas e acesso à internet.

10- Temperatura

Preocupe-se em manter a temperatura do refeitório o mais agradável possível, sem, contudo, colocar em risco os produtos expostos. Uma boa ventilação, assim como o uso de ar-condicionado, é fundamental em lugares de clima quente. Em localidades de clima frio, sua preocupação será de aquecer o recinto. 

11- identifique os alimentos

Produtos devidamente identificados facilitam a vida dos hóspedes e evitam o desperdício.

12- Pontualidade

O horário estabelecido para o café da manhã deve ser respeitado. No entanto, tenha um pouco de flexibilidade com o hóspede que precisar se alimentar mais cedo do que o previsto. Da mesma forma, 15 minutos antes, cheque na lista os quartos que ainda não desceram para o café e comunique-os sobre o prazo de encerramento.

13- Equipamentos elétricos

Torradeiras, sanduicheiras, cestas térmicas são equipamentos elétricos que agregam valor ao seu café. Disponibilize-os aos clientes.

14- Bom senso

Alguns tipos de alimentos devem ser consumidos de imediato, ou seja, logo após serem preparados, por exemplo os ovos mexidos, pães-de-queijo, salsichas, calabresas, entre outros. Portanto, é fundamental que o hotel só os ofereça se tiver o suporte necessário para mantê-los aquecidos.

15- Cordialidade

É fundamental que os funcionários em serviço durante o café da manhã estejam sempre bem compostos, atentos, solícitos, sendo gentis e amáveis para com os hóspedes. Um atendimento perfeito cobre qualquer falha operacional.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Hotelaria e Hospitalidade.

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Comentários

Maria das Graças de Araújo Ferreira

24 de jul. de 2018

Queria saber mais sobre o curso de gerenciamento de café da manhã

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jul. de 2018

Olá Maria,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

carol hoffmann

11 de jul. de 2018

Por gentileza, o que seria essa "cesta térmica" que foi citada no item 13 de produtos elétricos?? obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de jul. de 2018

Olá Carol,

Agradecemos avisita e comentário em nosso site. Cesta térmica, seria uma cesta que mantém o alimento quente. Ela é ligada na energia. Você pode procurar por esse nome no Google, que ele vai te mostrar fotos e valores.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Bernar Dias

12 de abr. de 2018

Bom dia. Gostaria de mais informações referentes aos cursos a distancia na área hoteleira. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de abr. de 2018

Olá bernar,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância na área Hotelaria.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Jaqueline Gomes Dos Anjos

27 de fev. de 2018

Olá! Boa tarde comecei a trabalhar em um hotel e gostaria de me especializar mais no ramo trabalho na copa!

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de fev. de 2018

Olá Jaqueline,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância na área Hotelaria.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rosineide Silva de Oliveira

4 de ago. de 2017

Gostaria de informação de cursos voltado para o café da manhã,quero saber se esse curso é só de montagem do café ou se vem acompanhando as receitas

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de ago. de 2017

Olá Rosineide.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O CPT possui o Curso a Distância Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Jose givaldo soares da silva

16 de abr. de 2017

Olá! Gostei das dicas. Gostaria de saber, se tem o curso só voltado para o café da manhã?

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de abr. de 2017

Olá José Givaldo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O CPT possui o Curso a Distância Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel, para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

MARILENE SILVA DOS SANTOS

6 de nov. de 2016

Bom eu amei todas essas dicas maravilhosas e quero fazer parte agora .

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de nov. de 2016

Olá Marilene,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância na área Hotelaria.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Silvia Xavier dos Santos

6 de set. de 2016

Boa tarde. Eu estou interessada em fazer um curso voltado para auditoria de café da manhã, pois á um mês atrás trabalhei para um hotel no Rio de Janeiro sem nenhuma experiência, sem nenhuma informação sobre, apenas com cafés em mente por onde eu já havia ficado hospedada e lembrava como era os cafés. Com algumas semanas fui adquirindo sabedoria e percebendo como as pessoas não davam importância a cada fruta cortada e a sabedoria de perceber a falta dos alimentos no salão, o desperdício de pães e outros alimentos. Hoje eu aprendi muito e tenho a percepção de saber como lhe dar com um café da manhã que poderia ter tido um diferencial, mas por conta de pessoas maiores e achando saber de tudo, o café não teve o seu diferencial. Então hoje eu gostaria de ser uma consultora nesta área se possível. Muito obrigada pela atenção e aguardo um retorno.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de set. de 2016

Olá Sílvia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Montagem e Gerenciamento de Café da Manhã de Hotel.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Aleydite Monteiro

28 de dez. de 2015

Estou interessada em vossos cursos quero ser vossa representante em Angola, como faço para trabalhar para voces cá em Angola. Quero colaborar com voces quero me tornar um Gestor Profissional activo . Sou Licenciada em Gestão de Recursos Humanos.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de dez. de 2015

Olá Aleydite!

Agrdaecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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