A profissão de garçom, mais do que um nível de escolaridade elevado, exige do profissional conduta e comportamento exemplares e o domínio das técnicas do bem servir. Por isso, é fundamental que ele tenha atitudes e comportamentos compatíveis com sua profissão, tornando-o capaz de atender bem a todos os tipos de pessoas que frequentam o estabelecimento para o qual presta seus serviços.
"Surge, então, a necessidade de treinamento adequado, com a utilização de técnicas padronizadas e modernas, que atendam às exigências dos melhores estabelecimentos, em nível internacional", explica Raquel Auzier Ferreira, professora do Curso Treinamento de Garçom, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
O garçom é o funcionário do restaurante ou bar que tem maior contato com os clientes. Na maioria das vezes, nesses estabelecimentos, o cliente só tem contato com ele. A opinião que o cliente forma do estabelecimento está diretamente relacionada com o tratamento que recebeu deste funcionário.
Portanto, “O garçom é um profissional que deve cultivar comportamentos e valores morais adequados e desenvolver uma série de habilidades para atender bem”, finaliza a professora Raquel.
Gostou da matéria? Quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos pelo assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Requisitos comportamentais e valores morais
- Habilidades básicas
- Regras de conduta
- Regras de postura
- Relacionamento no trabalho
- Atribuições do garçom
- Mise-en-place do salão
- Mise-en-place básica
- Mise-en-place completa
- Mise-en-place dos aparadores, dos carrinhos e das mesas auxiliares
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Por Silvana Teixeira.
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