WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Frangas poedeiras: como selecionar?

Na seleção de frangas, devem ser levados em consideração o desenvolvimento das cristas e barbelas e a abertura dos ossos pélvicos, além de outras características

Como selecionar frangas poedeiras   Artigos Cursos CPT


A seleção das aves para produção de ovos tem como principal objetivo escolher aquelas que têm a possibilidade de apresentar os melhores resultados produtivos.

Na seleção de frangas, devem ser levados em consideração o desenvolvimento das cristas e barbelas, e a abertura dos ossos pélvicos, devendo, ainda, preferir as que estão saudáveis, sem defeitos físicos e que sejam dóceis, além de apresentarem boa conformação corporal, desenvolvimento do esterno igual ou superior a 15 cm na fase de produção.

Aves com cristas desenvolvidas e, ou com maior abertura dos ossos pélvicos (maior que dois dedos) entram em postura mais cedo, pois os órgãos sexuais estão em avançado grau de amadurecimento e o esqueleto está se abrindo para facilitar a passagem do ovo.

Características desejáveis em frangas poedeiras


No caso de poedeiras, além das características acima, devem ser observados, ainda, a frequência de postura, e os ovos com tamanho e formatos regulares. Aves com reduzida tendência ao choco também são importantes.

Segundo Dr. Luiz Fernando Teixeira Albino, professor do Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira, “Quanto às aves médias, aconselha-se agrupá-las com características semelhantes para facilitar as estratégias de manejo. A classe das aves médias constitui problemas, porque elas se passam por falsas poedeiras e passam despercebidas”.

Existem observações de que uma ave média passa até 40 h para produzir um ovo, fato esse despercebido no cotidiano produtivo; além disso, os técnicos de campo afirmam que cada ave improdutiva pode consumir até 50 kg de ração, considerando o desperdício.


Características desejáveis em galos


Já os galos, por sua vez, devem apresentar aspecto vigoroso, sem defeitos físicos e de aprumos, serem musculosos e sexualmente ativos. Deve ser mantido no plantel por no máximo 30 meses.

Deve-se adquirir machos de raças puras para cruzar com as fêmeas mestiças, sendo o contrário desaconselhável. Os machos são responsáveis por 50% da genética da prole e são apenas 10% do lote, assim os resultados da seleção são mais rápidos e de custos mais baixos.

Aves que apresentarem cristas pequenas e pouca abertura dos ossos pélvicos (menor que dois dedos) não devem ser descartadas logo de início. Deve-se, então, esperar até a 4a semana do início da produção, para que, junto as outras características citadas, possam ser consideradas más poedeiras e, consequentemente, serem descartadas.

As características que também devem ser observadas para auxiliar no descarte são: presença de bico e canelas amarelas, temperamento calmo, plumagem intacta e reduzida frequência ao ninho.


Seleção e descarte


A seleção e o descarte de aves improdutivas são práticas importantes ao produtor que visa lucro. A permanência do lote só ocorrerá se for viável economicamente (preço do ovo deve pagar o custo fixo + custo variável).

O descarte geralmente é feito quando a produção de ovos está abaixo de 50% a 60%, ou seja, 5 a 6 ovos durante 10 dias, pois, nessa produção, é inviável a manutenção do lote, pois os custos se tornam altos.

Essa taxa de produção, na maioria das vezes, ocorre com 72 semanas de idade.


Aves criadas ao ar livre


As aves criadas ao ar livre devem apresentar resistência natural às enfermidades mais comuns, nas regiões onde vão ser criadas, e também serem tolerantes às condições ambientais, mantendo a produção de forma econômica.

A produção de ovos férteis (galados) nos sistemas extensivo e semi-intensivo de criação é obtida pela monta natural. Deve-se manter a relação de um galo para 8 – 10 galinhas.

Gostou do assunto? Leia também:


- Galinha Caipira - correto manejo das poedeiras
Ovoscopia: você sabe o que é?


Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Valmir Luiz da

20 de abr. de 2021

Gostaria de receber informações.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de abr. de 2021

Olá, Valmir 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?