WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Filtros, bombas e compressores de aquários: tipos e características

Filtros biológicos ou mecânicos, internos ou externos, bombas e compressores são equipamentos fundamentais para manter a qualidade da água e de vida dos peixes em aquários

Filtros e bombas para aquários


 

Os filtros de água utilizados em aquários podem ser do tipo biológico ou mecânicos, sendo os biológicos mais adequados para aquários decorativos. Os biológicos, por sua vez, são constituídos por placas perfuradas de plástico, que são interligadas de tal forma a ocupar a maior parte do fundo dos aquários. Nessas placas, deve existir também um tubo transparente de plástico que fica verticalmente colocado no interior dos aquários.

Segundo Marco Antônio de Castro, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Loja de Aquários, “Sobre as placas perfuradas do fundo, é muito comum fazer a colocação de pedras decorativas, visando representar bem o fundo dos leitos naturais de água, além de proporcionar um aspecto visual mais agradável”.

Filtros mecânicos


Os filtros mecânicos podem ser externos ou internos.

I- Externos

Os externos são instalados na parte superior externa dos aquários e possuem uma bomba que serve para succionar a água de dentro do aquário e promover a sua passagem através de uma lã de náilon, para, posteriormente, retornar para o aquário, na forma de cascata. Essa passagem da água através da camada de lã possibilita a retenção das impurezas. Assim, esse processo possibilita realizar a filtragem da água e também a sua oxigenação.

II- Internos

Os filtros mecânicos internos são constituídos por um recipiente de acrílico, transparente, preenchido com lã de náilon. Eles possuem uma tampa, também de acrílico, que possui alguns recortes para possibilitar a passagem da água e do ar. Por meio de um compressor externo, o ar é injetado dentro do filtro e, em seguida, passa através da camada de lã de náilon, na forma de bolhas. Esse processo resulta na criação de um pequeno vácuo, que irá succionar parte da água de dentro do aquário, fazendo com que ela circule através do filtro, resultando, assim, na sua filtragem.

Os filtros mecânicos são os mais indicados para serem utilizados em lojas, pois possibilitam que limpezas no interior dos aquários sejam feitas com bastante facilidade.

Bombas e compressores


As bombas submersas e os compressores de ar cumprem a função de promover a oxigenação da água, por meio da injeção de bolhas de ar no interior dos aquários. As bombas submersas são instaladas diretamente no tubo vertical dos filtros biológicos e, portanto, elas ficam dentro da água.

Como acontece o processo de filtragem?


Por meio de uma mangueirinha, o ar é succionado do ambiente pela bomba submersa e conduzido até o interior do aquário, quando é lançado na água, promovendo a sua suave circulação. Esse movimento fará com que a água passe através das placas do filtro biológico, localizadas no fundo dos aquários, promovendo, assim, a sua filtragem. A especificação das bombas submersas é feita em litros por hora. Assim, uma bomba submersa, com capacidade de 90 L por hora, poderá ser instalada em aquários com capacidade de até 90 L.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.

 

Salvar

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?