WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai fabricar e reparar joias? Você terá de aprender a soldar

Esse processo requer habilidade, sendo fundamental a realização de uma solda correta.

Vai fabricar e reparar joias? Você terá de aprender a soldar

Esse processo requer habilidade, sendo fundamental a realização de uma solda correta. Sua finalidade não e cobrir as frestas com uma camada grossa de solda e sim usar a menor quantidade de solda possível para fazer uma união quase invisível.


"O ourives faz sua própria solda. Cada um tem suas especificações, podendo ser mais forte, média ou mais fraca, entre outras. Isto depende do tipo de matéria-prima que foi utilizada, e dos pontos de fusão de cada material", explica Ailton Lopes, professor do Curso CPT Capacitação de Ourives: Técnicas e Montagem de Joias Tradicionais.


Para soldar a peça, o ourives utiliza o tipo de solda adequada. Ele corta a lâmina de solda em pequenos pedaços, chamados “palhões”, com a tesoura, de acordo com a proporção mais adequada à peça a ser soldada. Caso a peça já tenha sido soldada, ele deve verificar qual o tipo de solda foi usada. Se forem utilizadas soldas do mesmo tipo, não ocorrerá a soldagem.


Sempre deve-se usar uma solda mais fraca em cima de uma mais forte. Para soldar, é necessário que as peças passem pelo ácido sulfúrico e estejam bem limpas.


É preciso deixar a peça imersa no ácido em média quinze minutos para retirar resíduos e conseguir uma boa limpeza. Em seguida, o ourives lança um jato d’água. O passo seguinte é posicionar as partes em cima de uma chapa refratária de argila com uma tela de aço sobreposta, de forma que as rupturas e aberturas fiquem expostas, permitindo fácil acesso aos locais que receberão solda. A tela de aço tem o objetivo de facilitar o escorrimento da solda entre as partes e a placa de argila de isolar o calor, evitando que a banca se queime.


Antes de receber a solda e após estar limpa, é necessário aquecer a peça com a chama do maçarico para receber o fluxo “soldarom”. O fluxo evita a oxidação e ajuda a solda a fluir entre as rupturas do metal. Com um pincel, um palito de dente ou de fósforo, o ourives passa o fluxo “soldarom”, cobrindo os pedaços de solda já cortados e o local da peça que deve receber a solda, não permitindo que o fluxo se espalhe por toda peça.


Então, ele aquece um pouco toda a peça, para que o fluxo seja fervido o suficiente e observa se toda a área de soldagem está coberta pelo fluxo. Nesta fase, ele deve observar se as partes não recuaram criando rupturas maiores. Com auxílio de uma pinça de metal, pega um pedaço de solda e coloca onde será aplicada a chama para realizar o processo de solda.


O ourives segura o maçarico com a mão direita e com ajuda de um isqueiro na mão esquerda, ele ateia fogo ao bico do maçarico. A chama branda, de cor azulada e com extremidade ligeiramente amarela, deve ser distribuída e controlada por igual.


O ourives sempre retira a chama de cima da peça para verificar a situação. A fusão é obtida quando a peça atinge uma coloração avermelhada uniforme. Quando a chama é usada em excesso, tanto de intensidade quanto de tempo, sem que sejam feitas essas pequenas interrupções, a peça acaba se fundindo, o que provoca retrabalho. Essas interrupções auxiliam o ourives a observar o processo e devem ser realizadas periodicamente.


Aplica-se o fogo brando do maçarico em torno e em cima do local desejado, evitando-se que o metal receba fogo apenas em algumas partes. O ourives deve estar atento a esta etapa, pois as partes devem receber calor por igual, fazendo a solda fluir uniformemente por toda extensão desejada. Pode-se considerar que o princípio básico do processo de soldagem é uma união perfeita das partes.

Gostou da matéria? Leia também:


Indústria de joias eleva o volume de exportações e garante renda aos ourives


Conheça os Cursos CPT da área Como Fazer.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Abdala Emilio

4 de jan. de 2022

Quero fazer o curso a distância da CP

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de fev. de 2022

Olá, Abdala! Tudo bem? 

Fico feliz com sua visita! 

Como é bom saber que existem pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos! 

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso. 

Abraço! 

Lorena 

Marcos Santiago

17 de jun. de 2016

gostaria de saber onde são feitos os cursos e quanto custa

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun. de 2016

Olá Marcos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância do CPT.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

maria lucia telles sarmento pimentel

21 de nov. de 2014

Boa noite! Tenho um anel em estanho com uma leve cobertura em prata e quebrou, gostaria de saber de vcs se fariam esse reparo (solda), posso enviar uma foto. Aguado retorno de vcs, se fazem e com uma previsão de valor.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de nov. de 2014

Olá, Maria Lúcia!

Ahradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O CPT é uma instituição que produz Cursos de Capacitação Profissional e para fazer este tipo de serviço seria interessante procurar uma joalheria em sua região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?