Os trabalhos realizados em estúdios fotográficos se diferenciam pelas possibilidades que o fotógrafo tem em controlar a luz e, assim, obter uma foto da maneira imaginada. É por isso que os estúdios fotográficos são considerados indispensáveis, quando se pensa em produzir fotos publicitárias bem elaboradas.
Segundo Júlio Alessi, designer gráfico e fotógrafo profissional, professor do Curso CPT Estúdio Fotográfico - Montagem e Utilização, “Dentro de um estúdio simples e bem equipado, o fotógrafo terá condições de realmente desenvolver sua criatividade e de fazer jus ao verdadeiro significado da palavra fotografia, que é pintar com a luz. Este é, sem dúvida, o principal caminho para o sucesso no mercado de fotos publicitárias”.
Entretanto, para que isto se torne possível, o fotógrafo precisa conhecer muito bem quais são as características indispensáveis em um estúdio fotográfico. É preciso também conhecer as técnicas de iluminação, os equipamentos e acessórios indispensáveis, bem como algumas técnicas para fotografar diferentes modalidades como modas, produtos e alimentos.
Mas, afinal, os estúdios fotográficos são ideais para quais trabalhos?
Fotografia de modas |
A fotografia de modas é um mercado crescente no Brasil, uma vez que eventos dessa natureza cada vez mais ganham espaço na mídia e a preferência por especialistas internacionais. O processo para fotografia de modas inicia-se com a maquiagem da modelo, o que deverá ser feito no camarim do estúdio. Nesse momento, o cenário já deverá estar preparado, devendo, no entanto, o fotógrafo fazer uma conferência final da iluminação. Isso deverá ser feito com a participação de um auxiliar, o qual deverá figurar-se no lugar que o modelo ocupará durante a seção fotográfica. Assim, bastará utilizar o flash meter e acionar os elementos de iluminação para que os testes sejam corretamente realizados. É importante lembrar que não existe uma regra a ser seguida para a iluminação de um cenário.
Fotografia de produtos |
Para fotografar um produto industrializado, o fotógrafo deverá usar a sua criatividade para explorar os melhores ângulos, bem como o que há de mais atraente em sua embalagem. A iluminação deverá ser montada de tal forma que realce a marca e a embalagem do produto, tendo-se o cuidado de não ser extravagante. A não ser que este seja o objetivo da foto a ser produzida.
Fotografia de culinária |
A fotografia de culinária exige uma grande percepção do fotógrafo para que as fotos deixem os alimentos extremamente apetitosos. Para isso, pode-se trabalhar com os alimentos preparados ou então utilizar réplicas (mocaps), algo que estilistas de comidas fazem muito bem.
Muitas vezes, o fotógrafo já recebe de uma agência de publicidade um rougth (croqui) detalhado da foto que ele deverá executar. Outras vezes, o próprio fotógrafo deverá explorar a sua criatividade na obtenção de uma foto atraente, tecnicamente correta e que seja capaz de vender um produto, uma marca, ou de divulgar uma grife com muita eficiência.
Conheça os Cursos CPT da área Fotografia.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.