Quanto mais variados forem os recursos utilizados e as atividades, melhor, considerando que aspectos como a necessidade de interação, a contextualização com a realidade, além das diferenças de estilos de aprendizagem, têm grande influência na aprendizagem, assim afirma Per Christian Curso CPT de Metodologia de Ensino.
— A pré-avaliação
A pré-avaliação, geralmente, é feita na forma de um teste, para que o aluno, antes de dar início ao desenvolvimento das atividades do módulo, verifique se ele domina, no todo ou em parte, os conteúdos propostos nos objetivos iniciais, que serão abordados ao longo do programa de estudos. Conforme os resultados alcançados na pré-avaliação, uma de duas possibilidades poderá ocorrer:
⇒ Caso não apresente um resultado satisfatório, o aluno desenvolverá as atividades de ensino previstas no módulo, normalmente;
⇒ O aluno poderá ser dispensado de desenvolver o módulo, o que ocorrerá caso ele apresente um resultado satisfatório, o que significa que ele já domina o conteúdo e pode avançar para o próximo módulo.
Após a pré-avaliação, o desenvolvimento do módulo irá envolver atividades que utilizarão recursos didáticos variados, como leituras, esquemas, gráficos, tabelas, ilustrações, experiências, pesquisas bibliográficas, na internet ou de campo, audiovisuais, entrevistas, observações, exercícios, entre outros.
— A pós-avaliação
A pós-avaliação será realizada depois do desenvolvimento das atividades de ensino do conteúdo proposto. Seu objetivo é permitir ao aluno verificar se atingiu os objetivos propostos. Em caso positivo, o aluno dará como terminado o desenvolvimento do módulo, dando início aos trabalhos no próximo módulo, seguindo para a próxima etapa de estudos.
Em caso negativo, se o aluno fracassa na pós-avaliação, deverá realizar as atividades extras, buscando a recuperação da aprendizagem do conteúdo do módulo. É importante que fique claro que a fase de pós-avaliação, embora preserve a autonomia do aluno na sua execução, deverá ser cumprida sob supervisão do professor.
A decisão sobre o avanço para a próxima etapa ou retomada do conteúdo será tomada em uma conversa, na qual o professor ajudará o aluno, orientando-o na verificação da melhor alternativa, conforme perceba como foi o processo de desenvolvimento do módulo.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Metodologia de Ensino.
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Gilmara de Souza Martins
23 de abr. de 2022Gosto muito de aprendizagem
Resposta do Portal Cursos CPT
17 de mai. de 2022Olá, Gilmara! Tudo bem?
Agradecemos sua visita em nosso site!
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!
Forte abraço!
Ingrid Filomeno