Para que ocorra a mínima intervenção do professor, são necessário três elementos essenciais à metodologia de ensino por módulos, para que esta obtenha sucesso.
Autoinstrução
O programa de estudo em módulos é elaborado pensando na autoinstrução do aluno. Isso será feito de forma que cada aluno realize sua própria instrução, considerando que a fonte primária de informação para o estudante deixa de ser o professor e passa a ser o material que compõe o módulo.
Entretanto, para que o processo funcione, o professor, além de elaborar os módulos e testá-los previamente, deverá acompanhar o desenvolvimento dos alunos no estudo, orientando-os sempre que necessário.
Ritmo próprio
O aluno poderá trabalhar em seu próprio ritmo, estabelecendo horários, tempo de dedicação e abrangência para cada etapa de estudo a que se propõe fazer. Isso é possível porque a maior parte das atividades é desenvolvida fora da sala de aula.
Feedback imediato
No ensino por módulos, o aluno poderá ter um feedback imediato sobre o andamento do seu próprio estudo e quanto ao nível de sua aprendizagem. Para que isso seja possível, o módulo deverá ser elaborado de forma que o aluno possa se autoavaliar depois de ter realizado as atividades propostas, sejam elas teóricas ou práticas.
Sendo assim, quais são as principais características dos módulos?
-O fato de que o aluno passa a ser elemento ativo na aprendizagem;
-Que possa tomar a iniciativa do estudo;
-Que, de acordo com sua conveniência e sua expectativa sobre as exigências do professor, possa ele mesmo definir o tempo que acha necessário ao desenvolvimento de cada módulo;
-Que possa verificar a própria aprendizagem.
No ensino por módulos, o aluno busca por boas ferramentas de autocorreção, que permitam a ele perceber se aprendeu ou não o conteúdo, se pode avançar para a próxima etapa ou se precisa de revisão ou apoio.
Entretanto, para que o aluno possa monitorar o avanço que está alcançando em termos de aprendizagem, cada módulo deverá ser elaborado tendo, junto ao conteúdo, uma avaliação que permita a autocorreção, a qual permitirá que o próprio aluno decida se continua o estudo ou retorna ao conteúdo anterior, ou ainda para o módulo seguinte.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Metodologia de Ensino Individual.
Por Andréa Oliveira.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o ensino individual por módulos:
A pré e a pós-avaliação nos módulos
Como funciona o método do ensino individual por módulos
Como se desenvolvem os módulos
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.