WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Educação infantil visa despertar nas crianças autonomia, criticidade e responsabilidade

Conhecer a educação infantil é critério indispensável para o ensino da educação ambiental

Há peculiaridades correspondentes a cada fase da vida da criança que devem ser consideradas ao elaborar e propor a educação ambiental. Dessa forma, entender o que é a educação infantil e as características da faixa etária a que ela se aplica é primordial para que os professores desenvolvam com sucesso os temas referentes ao meio ambiente. Portanto, os educadores (sejam pais ou professores) precisam certificar-se de que estão seguros no território da educação infantil, além de saberem claramente os objetivos da educação ambiental de formar cidadãos conscientes sobre a participação ativa na recuperação e preservação ambiental.

O educador deve conhecer os objetivos da educação ambiental

A preparação é a chave para dominar os recursos didáticos que serão aplicados ao longo das aulas. Além de conhecer os temas ambientais que serão trabalhados com as crianças, o professor precisa estar atento às demandas da turma. Por isso, é tão importante que sejam revisados os conceitos da educação infantil, assim o professor terá condições de compreender as reações dos alunos, inclusive no que diz respeito ao meio ambiente.

Entre as características da educação infantil, tem-se que ela se aplica do nascimento até os seis anos de idade. Além disso, oferece os fundamentos para o desenvolvimento da criança nas esferas física, psíquica, cognitiva e social. Outro aspecto evidente no grupo de crianças dessa faixa etária é o familiar. "Uma característica marcante nas crianças mais novas da educação infantil é o forte vínculo que elas têm com seus familiares. Por isso, nessa fase, a escola terá também a função de buscar um equilíbrio na integração família/escola", afirma Ginia César Bontempo, especialista em educação ambiental infantil e professora do curso Educação Ambiental Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A especialista acrescenta que na fase escolar correspondente a esse período, as brincadeiras são mais importantes que a ação mental. As crianças estão ávidas por conhecimento, e é por meio da brincadeira que elas o adquirem. Assim, acontece o autoconhecimento e as descobertas acerca do mundo ao redor. Diante disso, a especialista recomenda atender a duas condições durante esse processo: que as situações de ensino sejam interessantes e que sejam priorizadas vivências em que ocorra o aprendizado por meio da busca e da descoberta, gerando a autoconfiança e o trabalho em grupo.

Portanto, "o trabalho da educação infantil, e consequentemente da educação ambiental, nesse estágio do desenvolvimento, deverá ser levada adiante com base na realidade sociocultural da criança, procurando sempre despertar a sua autonomia, criticidade e responsabilidade", afirma Gínia Bontempo. De acordo com ela, diante disso, as atividades serão embasadas no movimento, na música, nas artes visuais, na matemática, na linguagem oral e escrita, na natureza e na sociedade, bem como na interdisciplinaridade.

As atividades serão embasadas também nas artes

No que diz respeito, especificamente, aos objetivos da educação ambiental na educação infantil, para cada idade, são determinadas as capacidades que a criança deverá desenvolver. As diretrizes são estabelecidas pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, no que se refere ao Conhecimento do Mundo, Natureza e Sociedade.

À exemplo, citam-se as expectativas quanto às crianças do nascimento aos três anos: explorar o ambiente para que possam se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.


Aprenda mais sobre esse assunto, acesse e conheça o curso Educação Ambiental Infantil. Você encontrará esse e outros tópicos como por que trabalhar a educação ambiental; pedagogia de projetos; arte ambiental e atividades lúdicas.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?