Há peculiaridades correspondentes a cada fase da vida da criança que devem ser consideradas ao elaborar e propor a educação ambiental. Dessa forma, entender o que é a educação infantil e as características da faixa etária a que ela se aplica é primordial para que os professores desenvolvam com sucesso os temas referentes ao meio ambiente. Portanto, os educadores (sejam pais ou professores) precisam certificar-se de que estão seguros no território da educação infantil, além de saberem claramente os objetivos da educação ambiental de formar cidadãos conscientes sobre a participação ativa na recuperação e preservação ambiental.
A preparação é a chave para dominar os recursos didáticos que serão aplicados ao longo das aulas. Além de conhecer os temas ambientais que serão trabalhados com as crianças, o professor precisa estar atento às demandas da turma. Por isso, é tão importante que sejam revisados os conceitos da educação infantil, assim o professor terá condições de compreender as reações dos alunos, inclusive no que diz respeito ao meio ambiente.
Entre as características da educação infantil, tem-se que ela se aplica do nascimento até os seis anos de idade. Além disso, oferece os fundamentos para o desenvolvimento da criança nas esferas física, psíquica, cognitiva e social. Outro aspecto evidente no grupo de crianças dessa faixa etária é o familiar. "Uma característica marcante nas crianças mais novas da educação infantil é o forte vínculo que elas têm com seus familiares. Por isso, nessa fase, a escola terá também a função de buscar um equilíbrio na integração família/escola", afirma Ginia César Bontempo, especialista em educação ambiental infantil e professora do curso Educação Ambiental Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
A especialista acrescenta que na fase escolar correspondente a esse período, as brincadeiras são mais importantes que a ação mental. As crianças estão ávidas por conhecimento, e é por meio da brincadeira que elas o adquirem. Assim, acontece o autoconhecimento e as descobertas acerca do mundo ao redor. Diante disso, a especialista recomenda atender a duas condições durante esse processo: que as situações de ensino sejam interessantes e que sejam priorizadas vivências em que ocorra o aprendizado por meio da busca e da descoberta, gerando a autoconfiança e o trabalho em grupo.
Portanto, "o trabalho da educação infantil, e consequentemente da educação ambiental, nesse estágio do desenvolvimento, deverá ser levada adiante com base na realidade sociocultural da criança, procurando sempre despertar a sua autonomia, criticidade e responsabilidade", afirma Gínia Bontempo. De acordo com ela, diante disso, as atividades serão embasadas no movimento, na música, nas artes visuais, na matemática, na linguagem oral e escrita, na natureza e na sociedade, bem como na interdisciplinaridade.
No que diz respeito, especificamente, aos objetivos da educação ambiental na educação infantil, para cada idade, são determinadas as capacidades que a criança deverá desenvolver. As diretrizes são estabelecidas pelo Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, no que se refere ao Conhecimento do Mundo, Natureza e Sociedade.
À exemplo, citam-se as expectativas quanto às crianças do nascimento aos três anos: explorar o ambiente para que possam se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Aprenda mais sobre esse assunto, acesse e conheça o curso Educação Ambiental Infantil. Você encontrará esse e outros tópicos como por que trabalhar a educação ambiental; pedagogia de projetos; arte ambiental e atividades lúdicas.
Por Luci Silva
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