Quando o assunto é preservação do meio ambiente, a palavra de ordem muitas vezes é mudança. Metaforicamente, podemos dizer que isso significa transpor pontes, deixar velhos hábitos prejudiciais à qualidade de vida no planeta e adotar novos, tanto de prevenção de problemas quanto de correção deles. À medida que aumenta o impacto das atividades humanas sobre a Terra, cresce também a necessidade de mudança na forma como o ser humano interfere nos recursos naturais. Nesse sentido, a educação ambiental para crianças pode despertar nelas a participação no estabelecimento desse novo horizonte para as gerações futuras.
Eventos, governantes, cientistas e organizações, há decadas, discutem o futuro de nosso planeta. Logicamente, as crianças sempre são apontadas como verdadeiros agentes de transformação e podem dar continuidade às ações de cuidado com os recursos naturais, como o ar e a água. Esses elementos sofrem muitas alterações em função das atividades humanas. A poluição de rios, córregos e nascentes é um dos problemas para o qual se tem buscado soluções. A educação ambiental, por sua vez, é um dos caminhos para cumpri-las e transmiti-las, bem como para incitar ações.
"Existem implicações negativas do mau uso do ar e da água para todos nós. É claro que algumas delas podem ser encaradas como muito técnicas, difíceis de serem entendidas por leigos. Mas vale a pena tentar entender algumas para avançarmos em nosso projeto de fazer educação ambiental na escola para crianças da educação infantil", explica Ginia César Bontempo, especialista em educação ambiental infantil e professora do curso Educação Ambiental Infantil, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Sendo assim, o curso traz esclarecimentos importantes acerca desse assunto.
Ar
No que diz respeito ao ar, a poluição é preocupante, pois afeta diretamente não apenas a saúde do planeta mas também a do ser humano. Se o ar estiver em más condições a qualidade de vida é prejudicada. Um exemplo é o aumento dos problemas respiratórios. "A crescente poluição do ar tem acarretado, principalmente, um aumento considerável dos problemas respiratórios na população de muitas comunidades dos centros industriais e suas redondezas", informa a professora.
Além disso, problemas no ar acarretam problemas na água das chuvas, cujas alterações provocam a chuva ácida. Ela ocorre devido à formação dos ácidos nítrico (HNO3) e sulfúrico (H2SO4), eles são frutos da combinação da água presente na atmosfera com as substâncias liberadas da queima de combustíveis fósseis. E não param por aí as consequências da poluição do ar. Além da corrosão de estruturas metálicas em edifícios, a chuva ácida ao se precipitar, também, pode prejudicar o solo, as florestas e as lavouras.
E o polêmico efeito estufa? De acordo com a professora do curso, o efeito estufa propiciado pela natureza pode ser benéfico. Na verdade, esse fenômeno ajuda a estabelecer o equilíbrio térmico no planeta. Já o aumento da concentração de gases responsáveis pelo efeito é negativo, e isso ocorre devido à expansão das atividades industrial, agrícola e de transporte, as quais liberam esses elementos.
Água
Quanto à água, como já foi dito anteriormente, ela também responde à poluição. A contaminação desse bem pode acontecer por causa da falta de saneamento básico nas cidades ou pelo descarte indevido do lixo urbano, do esgoto domiciliar e indutrial ou de rejeitos da agricultura. Assim como no caso da poluição do ar, tudo o que acontece com a água também afeta a sobrevivência humana na terra. Quando os cursos d'água estão contaminados, transmitem doenças como cólera, tifo, hepatite, leptospirose, perturbações gastrointestinais, infecções nos olhos, ouvidos, garganta e nariz.
Há várias outras questões relacionadas a esse recurso, como a eutrofização e o mau uso da água, além de outros tópicos referentes à educação ambiental infantil, sobre os quais educador precisa obter esclarecimentos. Portanto, continue aprofundando seus conhecimentos. Acesse e conheça o curso Educação Ambiental Infantil.
Por Luci Silva
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