WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas de negócios para as mães empreendedoras

Sugestões de investimento e de capacitação

O empreendedorismo feminino ganhou força desde a inserção da mulher no mercado de trabalho. Além da vocação para empreender, muitas mulheres encontram na maternidade um estímulo adicional para abrir uma empresa. Oportunidades não faltam para essas profissionais criativas, dedicadas e flexíveis. Mas, é preciso que estejam preparadas, que se capacitem e entrem no mercado munidas de recursos e conhecimento para enfrentar os desafios de abrir e gerenciar o próprio negócio.

Participar mais de perto da educação dos filhos costuma ser uma das principais razões para que as mães sintam-se encorajadas a iniciar um negócio em casa ou o mais próximo possível dela. Mas, há outros fatores e qualidades. No que diz respeito a negócios, uma pesquisa realizada pela Endeavor revela que enquanto homens são movidos pela inovação, mulheres são mais movidas por paixão. As mulheres também criam mais serviços inovadores, diz outro estudo dessa mesma instituição, outra qualidade que caracteriza o empreendedorismo feminino.

Muitas mães empreendedoras estão à frente de negócios de família, ou como pioneiras ou como herdeiras. A paixão pelo empresa que pode passar de pais para filhos é construída na convivência, no trabalho diário, na apreciação que todos cultivam em fazer parte dele. Se a família está unida em uma atividade, é uma evidência de que a família sempre foi a prioridade daqueles que iniciaram o empreendimento. Afinal, o equilíbrio que essas mães conquistam ou se esforçam para manter entre vida pessoal e profissional também é determinante na decisão dos filhos em dar continuidade aos trabalhos que elas começaram.

E quais áreas têm se mostrado verdadeiras oportunidades para as mães empreendedoras? O mercado está aquecido em vários setores e uma boa dica é sempre ficar de olho nas tendências. Ao tomarem a decisão de iniciar o próprio negócio, muitas dessas mulheres são guiadas pela formação profissional que já possuem, outras apenas pela experiência, ou por novos cursos que decidem fazer em instituições de apoio a empreendedores.

O setor de serviços, por exemplo, tem se destacado e é onde muitas delas costumam estar inseridas. De acordo com o Sebrae/SP, em São Paulo, por exemplo, esse setor foi um dos que mais cresceu no ano passado e entre as áreas de destaque está a de beleza. Outro dado importante é o crescimento do comércio eletrônico, um ótimo facilitador para contato com os clientes, além de uma ótima fonte de renda para quem decide explorar esse meio para a divulgação e a venda de produtos. Mas, é preciso ter preparação para administrar um negócio pela rede. Mesmo quem decide pelo empreendimento físico precisa capacitar-se para conhecer as ferramentas e possibilidades do meio virtual, e sobretudo apreder a usá-las corretamente.

Muitas mães optam pela venda online de produtos artesanais, outras prestam serviços na área publicitária e há também aquelas que decidem pelas franquias. Sendo assim, o portal CPT – Centro de Produções Técnicas separou mais algumas ideias de negócios para as mães empreendedoras.

Artesanato

O artesanato brasileiro tem destaque internacional

O artesanato é uma área onde há historicamente uma forte presença feminina. Em algumas regiões do país, as mulheres, até os dias de hoje, herdam essa prática das avós, repassando-a para as filhas. O artesanato é uma ótima fonte de renda para muitas famílias e tem sido muito valorizado, inclusive para a exportação.

Uma opção é o artesanato à base da palha de milho, ela é muito empregada na confecção de bolsas, utensílios, móveis e objetos decorativos. "O trabalho é desenvolvido em formas de madeira que deverão modelar cada peça, proporcionando condições de criar várias alternativas no aproveitamento dessa excelente fibra. Além de ser leve e delicado, esse tipo de artesanato pode ser feito em qualquer local, não exigindo instalações caras. As ferramentas utilizadas, também são simples e baratas", informa Wânia Simões de Alencar, professora do curso Artesanato em Palha de Milho – Bolsas, Caixas, Baús, Cestos, Bonecos e Outros, elaborado pelo CPT.

Confecção

A confecção de roupa é uma ótima opção de negócio caseiro

Outra atividade tradicionalmente vinculada ao público feminino é a confecção de roupas, que claro, assim como o artesanato é também exercida por homens. Trata-se de uma ótima opção para qualquer pessoa que goste dessa área e que decida começar um negócio caseiro.

De acordo com o curso Confecção de Blusas, elaborado pelo CPT, como costureiro você pode organizar o seu horário de trabalho como lhe convier e terá retornos financeiros imediatos. Também, poderá costurar para você e sua família, o que pode representar uma boa economia. Para montar seu próprio ateliê, os equipamentos e utensílios necessários são relativamente baratos. Você pode começar, simplesmente, com uma máquina de costura doméstica, tesouras, fita métrica e utensílios simples.

Beleza

A preocupação do brasileiro com a aparência sempre foi um traço marcante em nossa cultura e a busca por qualidade de vida tem sido uma tônica nos hábitos dos brasileiros. Portanto, outra opção rentável de empreendimento é o investimento em atividades voltadas para a área da beleza. Se o profissional (manicure, pedicure, cabeleireiro, depilador) estiver capacitado a oferecer serviços de qualidade, conquista sua própria clientela, além de conseguir prestar serviços em salões de beleza.

A manicure pode obter bons lucros tanto em casa como trabalhando para salões de beleza

Um profissional muito importante é a manicure e pedicure. De acordo com Mitsue Mary Ávila Watanabe, professora do curso Capacitação de Manicure e Pedicure, desenvolvido pelo CPT, para esse mercado, na sua maioria feminino, é necessária, cada vez mais, a prestação de serviços de profissionais habilitados, uma vez que a clientela atual tem plena consciência da necessidade de uma atitude preventiva nos cuidados das mãos e dos pés.


É sempre bom acompanhar o mercado, o que está em alta e atualizar-se sobre qual é o melhor ramo para empreender. Fique de olho nas novidades publicadas pelo nosso portal e conheça também outros cursos do CPT.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Carla Monte

4 de out. de 2014

Boa tarde, Sou manicure, pedicure, depiladora e técnica de unhas de gel, mas já não exerço há 5 anos e já tenho 39 anos de idade. Gostaria de voltar a exercer por isso peço a vossa opinião. Beijinhos Carla.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de out. de 2014

Olá, Carla!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O mercado de beleza está em constante avanço e sempre há espaço para um profissional capacitado. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?