WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Decoração de bolos - receitas de merengue italiano, glacê americano e glacê real

Para a decoração de um bolo utilizam-se preparações apropriadas, como merengue italiano, glacê americano e glacê real, que darão charme e sabor aos mais diversos bolos

A quantidade de açúcar prescrita na ficha técnica do glacê real, que é de um quilograma, pode variar, para mais ou para menos, dependendo do tamanho das claras que serão utilizadas. Foto: reprodução.

A decoração de um bolo começa sempre pela sua cobertura e, posteriormente, pelas peças de decoração e pelos arremates. Para isso, utilizam-se preparações apropriadas, como merengue italiano, glacê americano, glacê real, pasta americana, pasta de chocolate, pastilhagem, e massa elástica. Nesse artigo você irá aprender como se prepara o merengue italiano, o glacê americano e o glacê real.

Merengue italiano

Ingredientes:
- 360 g de açúcar;
- 5 claras;
- 400 ml de água.

Modo de preparo:
1. Coloque o açúcar e a água em uma panela e, em seguida, misture-os, até dissolver totalmente o açúcar.
2. Quando isso acontecer, leve a panela para o fogo, onde deverá permanecer até a calda atingir o ponto-bolha, o que ocorre quando a temperatura da calda fica em torno de 116°C.

Atenção!

Depois de colocar a calda no fogo, não mexa mais para evitar que ocorra a sua cristalização. Para saber se a calda atingiu o ponto desejado, quando a calda começar a borbulhar intensamente, pegue um instrumento que tenha uma argolinha na extremidade, mergulhe na panela, e retire em seguida. Sopre levemente sobre a parte do instrumento que foi mergulhado na calda e, se formar uma bolha, o ponto-bolha terá sido alcançado. Se você não tiver um termômetro para medir a temperatura da calda, esse teste pode ser facilmente utilizado para determinar o ponto da calda.

3. Quando a calda atingir o ponto, desligue o fogo e transfira a panela para um recipiente contendo um pouco de água fria. Faça isso rapidamente, apenas para dar um choque térmico e evitar que a temperatura da calda continue aumentando.
4. Quando a calda estiver bem próxima de atingir o ponto, coloque as claras em uma batedeira. Ligue o equipamento em alta rotação e deixe bater até as claras atingirem o ponto de neve. As claras só podem ser batidas quando a calda estiver quase pronta, para não perder o ar que será incorporado pela batedeira.
5. Quando isso acontecer, comece a adicionar a calda de açúcar em fio. Faça isso de forma bem suave, para que a calda não expulse o ar que foi incorporado. Mesmo depois de adicionar a calda, deixe a batedeira funcionando em alta rotação para reduzir a temperatura do merengue, a qual aumenta devido à adição de calda quente.
6. Enquanto a batedeira estiver ligada, aproveite e adicione uma essência a seu gosto, mas que combine com o sabor do bolo.
7. Quando o bowl amornar e a mistura estiver com um aspecto acetinado, o merengue italiano estará pronto para ser utilizado.

Glacê americano

Ingredientes:
- 900 g de açúcar impalpável;
- 500 g raspas de gordura vegetal;
- 200 ml de leite de coco.

Modo de preparo:
1. Coloque as raspas de gordura vegetal na batedeira e, em seguida, monte um batedor tipo raquete na batedeira.

Atenção!
O uso do batedor tipo raquete se faz necessário, porque, à medida que vai sendo batida, a gordura se transformará em uma massa bastante pesada.

2. Feito isso, ligue o equipamento em baixa rotação e deixe bater até a gordura se transformar em uma pasta.
3. Quando isso acontecer, desligue o equipamento, troque a raquete pelo batedor de arame e ligue novamente, deixando funcionar em rotação média por uns 30 segundos.
4. Decorrido esse tempo, abaixe a rotação e adicione o leite de coco em fio.
5. Em seguida, desligue a batedeira, descole a massa com uma espátula e, novamente, ligue o equipamento, agora em uma rotação ainda mais elevada.
6. Deixe bater, por aproximadamente um minuto, e depois desligue a batedeira e acrescente cerca da metade do açúcar impalpável.
7. Para evitar que o açúcar seja jogado para fora da batedeira, utilize uma espátula para misturá-lo com a pasta de gordura. Feito isso, ligue o equipamento novamente e deixe misturar bem.
8. Quando isso acontecer, desligue a batedeira e, em seguida, adicione a outra parte do açúcar impalpável. Misture novamente com a espátula e bata tudo por mais uns dois minutos, que é o tempo suficiente para que o açúcar fique muito bem misturado e o glacê americano fique pronto.

Para obter glacê americano colorido, basta adicionar corante líquido comestível ao glacê branco e, em seguida, bater tudo na batedeira. Foto: reprodução.

Como obter glacê americano colorido?

Para obtê-los, basta adicionar corante líquido comestível ao glacê branco e, em seguida, bater tudo na batedeira. Assim, para conseguir a cor que se pretende, basta pingar corante aos poucos sobre o glacê branco enquanto a batedeira estiver funcionando.

Atenção!
Caso você já tenha pronto o glacê branco e precise colorir apenas uma parte dele, não há necessidade de usar a batedeira só para isso. Neste caso, coloque as gotinhas do corante sobre o glacê e utilize um garfo para misturar e obter a coloração desejada. O resultado é o mesmo que se obtém com a batedeira. Mas, para isso, utilize apenas corante em gel, nunca em líquido. Isso, porque o corante líquido é menos concentrado e, por isso, para alcançar a tonalidade desejada será preciso utilizar uma quantidade maior de corante, o que poderia prejudicar o aspecto e a consistência do glacê.

Glacê real


Ingredientes:
- 1 kg de açúcar impalpável;
- 4 claras em temperatura ambiente;
- 3 g de ácido cítrico.

Atenção!
A quantidade de açúcar prescrita na ficha técnica do glacê real, que é de um quilograma, pode variar, para mais ou para menos, dependendo do tamanho das claras que serão utilizadas. Assim, quanto maiores forem as claras utilizadas, maior será a quantidade de açúcar necessária para o glacê real atingir o ponto ideal. Por outro lado, se as claras utilizadas forem pequenas, significando que o volume de líquido destas também é pequeno, menor será quantidade de açúcar necessária para o glacê atingir o ponto ideal.

Modo de preparo:
1. Monte a raquete na batedeira e, em seguida, coloque as claras e um pouco do açúcar impalpável. Deve-se utilizar uma raquete na batedeira, porque a massa é bem pesada e não pode incorporar muito ar.
2. Feito isso, ligue o equipamento regulado para funcionar na rotação intermediária. Enquanto a batedeira vai funcionando, vá colocando mais açúcar impalpável, com uma colher.
3. Fique bem atento ao aspecto da mistura e, quando a mistura apresentar uma coloração muito parecida com a de creme de leite, desligue a batedeira e adicione o ácido cítrico.
4. Feito isso, ligue novamente a batedeira em rotação média e continue adicionando o açúcar impalpável. Quando a massa começar a ficar mais pesada, aumente a rotação da batedeira e continue adicionando açúcar impalpável. Faça isso até a massa ficar firme e sem brilho. Se a massa ficar brilhante, o glacê vai demorar mais tempo para secar, quando for utilizado nas decorações.
5. Quando isso acontecer, cubra o recipiente com um tecido levemente umedecido para evitar que o glacê resseque. Nessas condições, reserve o glacê até o momento de utilizá-lo. Quando acondicionado em potes herméticos, o glacê real dura até três dias na temperatura ambiente.

Confira mais informações, acessando o curso Decoração de Bolos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, e coordenado pelos professores Maurício Dell Ávilla, Edna Araújo Travizim e Maria Cristina da Silva.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Elenice Divina de Andrade Assis

17 de jan. de 2016

Muito bom!

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jan. de 2016

Olá, Elenice!

Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.

Ficamos muito felizes por saber que nosso conteúdo esteja de seu agrado.

Não deixe visitar nossa página de artigos. Diariamente atualizamos nossas publicações para melhor atender nosso público.

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

Fábia

1 de dez. de 2015

Olá, gostaria de saber se esse glacê americano seca depois da aplicação como a pasta americana e se pode ser aplicado com espátula? Muito obrigada,ótimas receitas!

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de dez. de 2015

Olá, Fábia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você pode aplicá-la com uma espátula e a espessura do glacê não é o mesmo que a pasta americana.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Nat

8 de mai. de 2014

Pode ser feito em liquidificador?

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de mai. de 2014

Olá, Nat!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Pode sim, mas sua consistêcia fica melhor se for batido na batedeira.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Flávia Cipriano

22 de nov. de 2013

Como faz pra tirar o cheiro de ovo, sempre quando faço merengues fica o cheiro, como faço pra não ter o mal cheiro, apesar que coloco aroma de baunilha mas mesmo assim fica o cheiro forte.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de nov. de 2013

Olá, Flávia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Você deve tirar a película que envolve a gema, assim seu merengue não terá cheiro de ovo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

marina

17 de out. de 2013

Que bom nunca imaginei que merengues se botava em bolo teve uma vez que eu fiz e deixei o bolo em cima da mesa quando eu fui ver estava todo derretido e com odor de ovo, será que esse não derreti???

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de out. de 2013

Olá, Marina!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para o merengue não derreter você deve fazê-lo com consistência mais firme e evitar manuseá-lo em dias de muito calor.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Lucia Cleide

20 de jul. de 2013

Olá bom dia Gostaria de saber se antes de colocar a cobertura do bolo, seja ela em glacê real ou em pasta americana se existe algum material. Em uma festa observei que o contato da cobertura com o bolo existia um creme mais escuro que caramelo. Ou é só a cobertura em contato com o bolo e pronto? Grata Lucia

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jul. de 2013

Olá, Lucia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Deve-se colocar a cobertura por cima do bolo, atente-se para que o bolo esteja com a parte de cima lisa e homogênea.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

monica

29 de mai. de 2013

adorei as dicas foram bem proveitosas

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mai. de 2013

Olá, Mônica!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?