WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

De portas abertas para o turismo rural

Turismo Conquista Espaço nas Fazendas

Uma temporada no campo é, sem dúvida, um dos melhores antídotos para o stress dos centros urbanos.

Trânsito infernal, correria, violência e poluição. Quem vive nas grandes cidades enfrenta, diariamente, esta "overdose" de problemas e quando chegam os finais de semana, feriados e férias, a vontade de muita gente é ir para um lugar calmo e bonito. Uma temporada no campo é, sem dúvida, um dos melhores antídotos para o stress dos centros urbanos, mas são poucos os que conhecem um fazendeiro disposto a receber hóspedes e com infra-estrutura adequada para este fim.

De olho nesta categoria de turistas que quer e precisa descansar e, ao mesmo tempo, busca uma opção de lazer diferenciada, muitos proprietários rurais estão reestruturando suas fazendas, transformando-as em pousadas ou hotéis e obtendo uma boa renda extra. É o turismo rural que ganha força em, praticamente, todo o país, principalmente nas regiões sul e sudeste.

Atento a este nicho de mercado, o CPT - Centro de Produções Técnicas lança o curso "Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda", que mostram a prática afim de orientar aqueles que querem ingressar na atividade.

É importante deixar claro que o turismo deve ser uma atividade complementar áquelas já desenvolvidas em fazenda, lavouras, pomares, criação de animais, produção de cachaça etc, pois estes são importantes atrativos para o turista da cidade.

ORIENTAÇÕES

O primeiro passo a ser dado por quem planeja desenvolver a atividade é entrar em contato com a Associação de Turismo Rural ou outro órgão estadual ligado à ABRATUR - Associação Brasileira de Turismo Rural, para receber as instruções sobre a política e incentivo para a atividade na região.

Em seguida, o proprietário rural deve realizar um estudo de viabilidade econômica do negócio e se qualificar para gerenciar o novo empreendimento.

Outra necessidade é a execução de um projeto arquitetônico, incluindo paisagismo, sempre tendo em mente o conforto dos hóspedes. Não se pode fazer construções aleatoriamente.

 Outra necessidade é a execução de um projeto arquitetônico, incluindo paisagismo, sempre tendo em mente o conforto dos hóspedes.

Como os hóspedes vão conhecer as atividades desenvolvidas na fazenda, é preciso profissionalizar o negócio. Um exemplo: o local da ordenha de leite deve atender a todas as condições de higiene, caso contrário, o famoso "leite ao pé da vaca" pode acabar afugentando os hóspedes. As lavouras também devem ser bem cuidadas, o que garantirá uma boa impressão por parte dos turistas. Estas recomendações valem também para os aposentados e para todos os funcionários.

RETORNO

Falar em cifras de turismo rural é complexo, pois para cada caso há um orçamento e um retorno diferenciado. Mas, quando o negócio é gerenciado adequadamente, o proprietário rural contabiliza, em média, um incremento de 40% em sua renda. Um produtor de leite, por exemplo, com produção diária de cem litros, pode ter renda bruta mensal de R$ 1,1 mil se tiver dois quartos para hóspedes, com ocupação apenas nos fins de semana e diária de R$ 70,00/casal.

Além da hospedagem, o fazendeiro pode aumentar sua renda comercializando produtos típicos, como alimentos produzidos na fazenda ou peças artesanais. Outra opção é organizar parceiros ou fornecedores de produtos e serviços que vivem nas vizinhanças da propriedade, o que aumenta a abrangência social do projeto de turismo rural, o resultado final pode ser o resgate da sustentabilidade da agropecuária e dos recursos naturais.

Para transformar a fazenda em pousada ou hotel, o produtor deve estar atento para alguns detalhes: o local deve ser agradável e a comida, caprichada.

MODELO FRANCÊS EM MARIA DA FÉ

Em Janeiro de 98 o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) lançará um projeto piloto de turismo rural em implantação no município de Maria da Fé, Sul do Estado. Lá, foram selecionadas sete propriedades rurais que implantarão o turismo rural. Também foram montados roteiros turísticos que vão explorar as belezas da região. Os trabalhos começaram há 18 meses, após a delecção de vocação de Maria da Fé para a atividade, dentro do Programa Nacional de Municipalização do Turismo. O Sebrae Minas desenvolve o Programa Turístico Competente, já implantado em Ouro Preto e agora em Maria da Fé que será levado a outros municípios, visando incrementar os negócios nesta área. Em Maria da Fé, está sendo implementado o modelo françês de turismo rural, envolvendo toda a comunidade. Cada propriedade participante do projeto oferecerá um tipo de serviço: hospedagem, refeições ou passeios. O associativismo permeia todo o projeto, já tendo sido criada a Fétour, que ficará responsável pela venda dos pacotes turísticos na região.

O curso produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas sobre Como Implantar oTurismo Rural em sua Fazenda aborda os seguintes assuntos: criação de pólos turísticos; vocação da fazenda para o turismo rural; atrativos naturais; atividades produtivas; culinária; atividades de lazer; meio-ambiente; hospedagens; mão-de-obra; manutenção; sazonalidade; administração; marketing.

Fábio M. Hosken
Zootecnista
Consultor do SEBRAE em Turismo Rural
Coordenador Técnico do curso:
"Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda", do CPT

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?