WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidados com o solo para o cultivo de milho

Antes de acrescentar nutrientes ao solo, é preciso conhecer os tipos de solo existentes na propriedade

O solo é um recurso fundamental nas práticas agrícolas. Ele exerce influência direta sobre a produtividade das culturas. Dessa forma, antes de iniciar o cultivo do milho, é extremamente importante providenciar a amostragem e o preparo do solo. Nele, encontram-se elementos essenciais à constituição das plantas, portanto a fertilidade equilibrada proporcionará o desenvolvimento adequado das sementes de milho. O curso Produção de Milho em Pequenas Propriedades, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, traz orientações para o produtor rural que almeja começar essa atividade em suas terras ou melhorar o desempenho de sua plantação de milho.

As condições do solo interferem diretamente na produtividade da lavoura. Foto: Stock.XCHNG

Antes de acrescentar nutrientes ao solo, é preciso conhecê-lo, ou seja, saber quais os tipos de solo existentes na propriedade e verificar as características de cada um por meio de análise em laboratórios confiáveis. Nesse processo, o amostragem constitui-se como o primeiro e um dos mais importantes passos. Já que o resultado dela determinará como o agricultor investirá na adubação do solo a fim de alcançar a produtividade da lavoura de milho.

Ao longo da análise, deverão ser verificados o uso atribuído a cada parte da propriedade e os diferentes tipos de solo, bem como as diferenças entre eles. Por isso, a primeira medida na amostragem é a estratificação e a separação de áreas semelhantes. Sendo assim, “um solo de baixada, que normalmente é mais rico e plano, não pode ser coletado juntamente com um solo de encosta. Para que a amostra de solo represente ou indique ao agricultor como está o solo, a área amostrada deve ser o mais homogênea possível”, afirmam os professores do curso CPT.

Para separar as áreas na propriedade, o curso dá as seguintes orientações quanto aos aspectos a serem considerados:
– a vegetação ou o uso que está sendo dado ao solo;
– a posição topográfica (topo de morro, encosta, baixada, etc.);
– as características que você consegue distinguir no solo como a cor, a textura, as condições de drenagem, etc.;
– o histórico da área (culturas anteriores, adubação, uso de fertilizantes e de corretivos).

As amostragens serão realizadas separadamente de acordo com cada área, seguindo os critérios acima. O curso também indica os procedimentos para realizar corretamente a coleta da amostra do solo, além de abordar acerca da época de amostragem, o processamento das amostras e a frequência da amostragem.

Quanto aos métodos de correção, a aplicação do calcário é uma das mais conhecidas e para o plantio do milho ela é considerada obrigatória. A calagem jamais deverá ser realizada de forma aleatória, pois os prejuízos ao solo podem ser grandes. O correto é saber as necessidade que o solo local possui. “Os solos brasileiros, de forma geral, apresentam elevada acidez, toxidez de alumínio e baixos teores de cálcio e magnésio. (…) Existem diversos métodos para a recomendação da necessidade de calcário e, geralmente, eles são bastante regionais. Todos eles são efetuados a partir a análise da amostra de solo e, normalmente, quando indicada a cultura e o sistema de produção, o laboratório já envia para o produtor a necessidade de calagem. Caso contrário, essa interpretação deve ser feita por um agrônomo”, explicam os professores do curso. Entre os métodos para calculcar a necessidade de calcário, existe aquele baseado na eliminação do alumínio trocável e na elevação dos teores do cálcio e do magnésio (mais utilizado em MG).

Em relação à forma de aplicação, o curso recomenda que ela seja feita com pelo menos três meses antes do plantio, já que a reação do calcário com o solo costuma ser lenta.

Conheça mais aspectos a respeito do solo para plantio do milho, aprofunde seus conhecimentos acessando o curso Produção de Milho em Pequenas Propriedades.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Juarez de Andrade Silva

29 de jul. de 2018

Oi boa noite, gostei da matéria desejo receber mais comentários sobre cultivo de milho.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jul. de 2018

Olá Juarez,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Fredson Jose Augusto Caetano

31 de mar. de 2017

Gostaria de poder ter um curso de cultivo de vários grãos entre os quais o milho, o feijão, a batata. Agora a dificuldade é que eu estou em Moçambique, aqui a terra e abundandante. temos recursos hidricos, as pessoas estao prontas para trabalhar a terra. mas falta o conhecimento de causa. O que produzir onde produzir como produzir. A terra e o que temos de mais ainda temos outras situacoes relaccionadas com insumos agricolas e semente de qualidade e certificada. Eu agradeceria muito se por acaso podesse me ajudar em conhecimentos de producao e porque a agricultura e acompanhada da pecuaria seria muito melhor tambem ter aulas de pecuaria de preferencia animais de pequeno porte como porcos, cabritos, coelhos galinhas para consociar a agricultura que provavavelmente venha dar resultados animadores

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mar. de 2017

Olá Fredson,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância do CPT na área Agricultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?