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Creche: divisão e organização das salas de atividades

Uma das primeiras responsabilidades da direção de uma creche é estabelecer uma forma de reunir as crianças,

Creche: divisão e organização das salas de atividades

Uma das primeiras responsabilidades da direção de uma creche é estabelecer uma forma de reunir as crianças, por idade e desenvolvimento. Muitas vezes, crianças de uma mesma idade apresentam desenvolvimentos diferentes, de acordo com a individualidade.

Por exemplo, uma criança que entra na creche com 11 meses, e ainda não anda, vai frequentar uma turma um pouco superior à sua idade, nesse caso, a turma de 1 ano, com crianças que já andam.

A criança precisa de parâmetros de comparação, para que ela se desenvolva e seja estimulada de maneira adequada à sua faixa etária. Para entender o comportamento da criança, é necessário conhecer o seu crescimento e desenvolvimento.

Piaget explica muitos aspectos de pensamento e comportamento das crianças, considerando que elas passam por estágios definidos. No caso específico de creches, falaremos dos estágios sensório-motor e pré-operacional, uma vez que retratam a criança de zero a seis anos.

I - Estágio Sensório-motor (0 a 2 anos)
II - Estágio Pré-operacional (2 a 6 anos)


Esses estágios são contínuos e cada um deles é elaborado a partir do anterior. Piaget acredita que nenhuma criança possa omitir qualquer estágio, embora a duração seja variável. Cada nova experiência interage com as aprendizagens anteriores, havendo sempre uma relação entre as habilidades e crenças atuais da criança e todo o seu passado.


- Estágio Sensório-Motor (0 a 2 anos)


Neste estágio inicial, a criança não tem ainda capacidade de abstração, e a atividade intelectual é de natureza sensorial e motora. A criança percebe o ambiente e age sobre ele. Piaget enfatiza a importância da estimulação ambiental como essencial à progressão intelectual de um estágio para o outro.

- Estágio Pré-Operacional (2 a 6 anos)


O principal progresso desse período, em relação ao sensório-motor é o desenvolvimento da capacidade simbólica. A criança já não depende de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavras ou símbolo) do significado (o que ele significa).

Cada turma de crianças deve frequentar uma sala específica que atenda às suas necessidades, bem como respeite o seu estágio de desenvolvimento, conhecendo suas limitações com relação a alimentação, sono e atividades pedagógicas. Essas atividades rotineiras devem ser orientadas e coordenadas pelo educador. As crianças participam das diversas atividades em um mesmo momento e estabelecerá com o educador relações de afinidade, tendo-o como referência.

Para identificar as turmas, poderão ser usados nomes de pássaros, cores, animais em extinção, flores entre outros, fugindo um pouco da tradicional denominação em números ou letras, usada por escolas. Cada turma, de acordo com a faixa etária, terá um número estabelecido de adulto por criança. O número de crianças não deverá exceder à proporção adulto/criança. Muitas vezes, o espaço físico de uma sala também não comporta um número maior de crianças, mesmo aumentando a proporção de educadores; é preciso ter bom senso e medir os prós e os contras.


A proporção entre o educador e a criança é diretamente responsável pela qualidade das relações afetivas e a possibilidade de desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, sejam eles, cognitivo, linguístico, motor, social e emocional.

A determinação de dois adultos para cada turma é importante para que seja possível a qualquer um deles afastar-se para prestar auxílio a uma criança enquanto o outro fica com as demais.

Veja a tabela abaixo com a distribuição das crianças por faixa etária:


Creche - divisão e organização das salas de atividades

Blocos

A área de blocos é o local onde as crianças manipulam e constroem com blocos, para serem colocados no chão, acompanhados ou não de acessórios, tais como: miniaturas de animais, carros, pessoas, trens, aviões, caminhões.

Esse material auxilia a criança a liberar a fantasia, e a criatividade, dando a elas segurança para manipular outros materiais.  São importantes no desenvolvimento do conceito de tamanho, forma, espaço, todo; parte; figura; fundo. Estes conceitos são necessários à aprendizagem da leitura, escrita ou da matemática.


Saiba mais sobre as atividades desenvolvidas em creches, acessando os artigos abaixo:


Brincadeiras infantis nas creches educam e desenvolvem a inteligência
Creche - áreas para as atividades infantis e brinquedo dramático
Administração de Creche - planejamentos de brincadeiras e atividades recreativas


Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Empresas e Educação Infantil, entre eles o Curso Como Montar e Administrar uma Creche.
Por Silvana Teixeira.

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