WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça o bicudo, pássaro com canto flauteado e gutural

O bicudo é um pássaro silvestre, com canto flauteado e gutural, que recebe esse nome devido a seu grande e largo bico

Conheça o bicudo   Artigos CPT

O bicudo (Oryzoborus maximiliani) é um pássaro silvestre considerado nobre e recebe esse nome devido ao grande e largo bico. É um parente muito próximo do curió e, assim como ele, é excelente cantor. Atualmente existem dois tipos de bicudo: o Oryzoborus crassirostris, que pode ser encontrado no Amazonas, e o Oryzoborus crassirostris maximiliani, encontrado no Mato Grosso, em Goiás, em Minas Gerais, na Bahia, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em São Paulo, quem nos ensina sobre essas aves é o professor Fpabio Hosken do Curso CPT de Criação Comercial de Curiós e Bicudos. 



- ASPECTOS FÍSICOS
Embora seja uma ave com o porte um pouco maior que o curió, entre 15 e 16 cm, o bicudo possui a mesma cor preta, com uma mancha branca na asa. Seu peso pode chegar até 25 g e sua envergadura, aos 23 cm. Sua cauda é composta por 12 penas e cada asa, 17 penas.

Existe uma grande variação no bico dos bicudos machos: branco leite, rajado (branco e preto), bronzeado, cor de chifre, amarelado, fundo azul ou fundo chumbo, azulado ou chumbado e preto. À medida que o bicudo envelhece, a tendência é que o bico vá gradativamente escurecendo. Já o formato da cabeça sofre variações dependendo da subespécie e da região.

Seus movimentos são compassados e harmoniosos. Possui campo de visão e audição muito aguçados, por isso pode voar muito alto. A velocidade do voo é muito rápida, favorecida pela envergadura e pelo tamanho das asas e da cauda, além do pouco peso em relação à dimensão do corpo.  

- CHILREAR
Quando canta, o bicudo costuma ficar com a cauda baixa e o peito para frente, em posição ereta, ângulo de 80°, para ressaltar sua elegância. Seu canto assemelha-se ao som de uma flauta, independentemente do estilo ou dialeto regional. Este pode ser mais flauteado (caracterizando-se por notas guturais e ressonantes), ou mais corrido (caracterizando-se por notas mais longas).


- HABITAT
O bicudo é um pássaro de comportamento nômade, que está sempre migrando e, se for acuado, reage de imediato mudando de território. Não aprecia frio e evita locais com temperaturas abaixo de 25 °C.

Os bicudos são pássaros territorialistas, isto é, dominam um espaço de terra onde nidificam e não permitem a presença de outros exemplares de sua espécie. A agressividade também é demonstrada para com outros tipos de aves, desde que entendam que estão sendo incomodados ou que correm algum tipo de risco.

O seu território seria como um círculo em volta do seu ninho em torno de aproximadamente 100 m de diâmetro, onde seu canto pode ser escutado com nitidez. Dependendo das populações existentes na região, esse diâmetro de território poderá ser maior ou menor.

Embora não pareça, as fêmeas também são muito agressivas e podem travar lutas de morte com outras fêmeas para defender o seu território e o seu macho. Elas não aceitam a presença de outras fêmeas de forma alguma, e podem tornar-se mais agressivas e violentas que os machos.

- ALIMENTAÇÃO
Na natureza, o bicudo se alimenta de sementes de tiririca e, principalmente, de sementes de capim-navalha, já que é uma ave granívora. Já em cativeiro, a ave se alimenta de alpiste, arroz, Níger, painços de diversos tipos, entre outros. Entretanto, caso queira fornecer à ave verduras, cuidado com os agrotóxicos presentes nela. Da mesma forma, o criador deve disponibilizar ao bicudo água potável e de qualidade.


- REPRODUÇÃO
O bicudo procria pouco na natureza, estando praticamente extinto, mas, nos lugares onde ainda é possível encontrá-los, a beleza de seu bico reluzente ao sol o destaca de tudo à sua volta, daí o nome de “bicudo”. O bicudo macho atinge a maturidade sexual de 12 a 18 meses. Já a fêmea do bicudo alcança sua maturidade sexual dos 6 aos 12 meses.


O período de reprodução da espécie ocorre entre a primavera e o verão, quando a fêmea faz um ninho em formato de xícara, onde põe seus ovos após a cópula. A incubação dos ovos de bicudo ocorre em torno de 13 dias após a postura, quando nascem os filhotes. Estes, após 30 dias de vida, já estão prontos para sair do ninho.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


 


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Criações.
Por Andréa Oliveira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Manoel de Sousa Lima

28 de jun. de 2022

Gostei das explicação eu crio curió pretendo criar tbm bicudo obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jul. de 2022

Olá, Manoel.

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo!! Se quiser saber mais sobre o assunto conheça nosso curso Criação Comercial de Curiós e Bicudos https://bit.ly/3uW8q0R 

Atenciosamente,

Equipe CPT

ely joaquim filho

18 de mai. de 2018

bicudos mais sobre a atualidade em uma boa alimentaçao para reproduçao

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai. de 2018

Olá Ely,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para recebe nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

roberio rios

20 de jul. de 2016

Sou apreciador de curiós e bicudos parabéns pelas explicações

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jul. de 2016

Olá Robério,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Alexandre Ferreira

27 de jun. de 2016

Sou apreciador de aves silvestre desde a minha infância, acabei de ver na praça em frente a empresa o menor Pica-pau catalogado no Brasil, pesquisei sobre o Bicudo e imaginei que não existia na nossa fauna, pois nunca o vi na natureza, que bom q ainda temos em alguns estados, parabéns a vocês pelo ótimo trabalho informativo.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jun. de 2016

Olá Alexandre,

Ficamos felizes que nosso conteúdo pode lhe auxiliar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

luiz fernando

15 de fev. de 2015

Uma bela ave, gostaria de comprar um casal.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de fev. de 2015

Olá, Luiz Fernando!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que entre em contato com lojas especializadas em venda de aves.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?