WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça as técnicas da pintura especial e faça uma revolução na sua casa!

O universo da pintura é imenso e com algumas tintas e muita criatividade aliada a um conjunto de técnicas e bom gosto, pode-se fazer uma verdadeira transformação em uma casa

pinturas especiais

Reciclar, recuperar, restaurar, atualizar, estilizar e dar mais charme a coisas sem graça com tintas e texturas são as propostas das técnicas de pintura especial

Reciclar, recuperar, restaurar, atualizar, estilizar e dar mais charme a coisas sem graça com tintas e texturas são as propostas das técnicas de pintura especial. Arquitetos, artistas plásticos e decoradores sempre usaram e continuarão a usar estas técnicas e saiba que elas não caem de moda nunca.

O universo da pintura é imenso e com algumas tintas e muita criatividade aliada a um conjunto de técnicas e bom gosto, pode-se fazer uma verdadeira transformação em uma casa, em móveis antigos, e até na vida daqueles que querem se profissionalizar nesse ramo de trabalho.

“Misturar tintas, combinar cores é um prazer muito grande. Ver o resultado do trabalho, ao final, melhor ainda”, afirmam as professoras Daniela G. Ferreira Augusto e Gamali Rodrigues Gomide, do curso Pinturas Especiais para Decoração, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

pinturas especiais

Misturar tintas, combinar cores é um prazer muito grande. Ver o resultado do trabalho, ao final, melhor ainda

Por essas e outras que a pintura especial é, também, considerada uma atividade terapêutica. Além do mais, o homem, na verdade, sempre gostou de exercer essa arte e orgulha-se em imprimir o seu estilo, no ambiente em que vive. Podemos observar essa afirmação em antigas grutas e cavernas, nas quais o homem pré-histórico fez o registro de sua época.

A pintura decorativa está cada vez mais em voga e só tem crescido, surgindo sempre novas técnicas. Portanto, conheça alguns segredos dessa maravilhosa fonte de renda e mostre, ao mundo, o grande artista que vive dentro de você.

Para iniciar, saiba que as técnicas utilizadas para a pintura espacial são relativamente fáceis e econômicas. Quanto mais se preparar o ambiente e usar materiais de segurança, menos problemas e trabalho terá. Fique atento, então, às seguintes recomendações:

- Prepare a área onde será realizada a pintura cobrindo o chão com jornais;
- Coloque fita adesiva nos rodapés, retirando o máximo de objetos do ambiente e cobrindo os móveis e objetos restantes;
- Prepare a peça, retirando todo resquício de sujidade, cera ou verniz;
- Retire as maçanetas. Se tiver gavetas, trabalhe-as separadamente, retirando-as antes de começar a pintar, e não tenha medo; com certeza, se você seguir corretamente as instruções, o sucesso é garantido.

pinturas especiais

Arquitetos, artistas plásticos e decoradores sempre usaram e continuarão a usar estas técnicas e saiba que elas não caem de moda nunca

Uma observação muito importante e que merece total atenção é que as pessoas alérgicas devem ser afastadas temporariamente do local, só retornando quando a tinta já estiver totalmente seca e o cheiro já tiver desaparecido.

Preparação da superfície

Madeira

* Retire qualquer resíduo de tinta, cera ou verniz.
* Sempre lixe bem. Passe uma camada de seladora ou fundo preparador de madeiras.

Ferro
* Lixe com lixa para ferro e passe uma camada de zarcão.
* Use tinta automotiva.

Cimento e cerâmica
* Por se tratar de superfícies porosas, deve-se aplicar uma camada de goma laca incolor.

Gesso
* Aplique uma camada de fundo preparador de paredes.

Paredes
Aplique uma camada de fundo preparador de paredes. Aguarde secar. Passe então três camadas de tinta látex ou acrílica na cor escolhida para o fundo (de preferência cor neutra).

É muito importante o uso dos materiais de segurança, como: luvas, avental, touca, máscara e óculos. Procure sempre trabalhar com roupas velhas, pois é comum sujá-las de tinta. Para uma maior segurança, separe sempre os pincéis usados para tinta à base de óleo dos pincéis usados para tinta à base de água e dos usados para verniz. Se necessário, escreva em um pedaço de fita crepe "óleo", "água" ou "verniz" e coloque em cada um deles.

Outras informações de muita importância são as seguintes:
- Prepare bem o local a ser trabalhado;
- Use sempre fita crepe para isolar e proteger as áreas que devem ser ignoradas;
- Use, também, jornal ou lona terreiro no piso ou no teto;
- Trabalhe sempre em etapas, principalmente nas técnicas em que a tinta deve ser trabalhada ainda molhada.

pinturas especiais

O universo da pintura é imenso e com algumas tintas e muita criatividade pode-se fazer uma transformação em uma casa

Saiba, de ante-mão, que é muito mais econômico comprar tinta branca e pigmentos para se preparar as cores. Assim, pode-se fazer várias cores com uma só lata de tinta! Porém, se você estiver insegura para fazê-la ou se houver dúvida quanto ao rendimento da tinta, o melhor será comprar uma tinta já pronta.

Abaixo, uma das técnicas usadas nas pinturas especiais para que você ter conhecimento sobre o quão fácil é esse tipo de trabalho. Confira!

Técnica: Esponjado
Esta é uma técnica simples e de efeito muito interessante, podendo ser aplicada em paredes e em objetos. O fundo pode ser em látex, látex acrílico ou esmalte sintético acetinado de preferência em cores claras. A tinta de cobertura deve ser, de preferência, o esmalte acetinado. Como o próprio nome indica, obtém-se o efeito manchando a tinta de fundo com uma esponja molhada em tinta de cor diferente, dando textura e volume à superfície. As possibilidades de combinações de cores são infinitas.

Material
• Tinta esmalte
• Esponja marinha (natural) ou sintética (neste caso, faça pequenos furos irregulares)
• Aguarrás
• Trincha de 2 ½ polegadas

Instruções
1. Passe a tinta de fundo (látex). Prestar atenção na relação do tom desta tinta com o da tinta de cobertura (esmalte). No caso desta técnica, a cobertura também pode ser feita com látex; porém, se fizer com esmalte, como elas não se misturam, você terá mais segurança em caso de erro. Espere secar.
2. Prepare a tinta de cobertura. Deve ser um glaze, ou seja, deve estar bem diluída. Fica muito bonito e suave quando a cobertura é poucos tons mais clara ou mais escura que a de fundo. Pode-se também usar 2 cores ou 2 tons de uma mesma cor.
3. No caso da esponja natural, molhe-a em água e esprema bastante, até que não saia mais nem uma gota.
4. Molhe a esponja ligeiramente na tinta (glaze), retire bastante o excesso numa toalha de papel e aplique-a na superfície com golpes suaves, cuidando para que o efeito seja homogêneo.
5. Se quiser, pode aplicar o segundo tom enquanto o primeiro ainda está molhado, mesclando os, ou esperar que o primeiro seque. A cor final será a dominante.
6. Acabamento com verniz.

Acabamento
• Após a conclusão de um trabalho, dê sempre o acabamento com cera ou verniz, de acordo com o efeito desejado. Para um efeito mais acetinado, use cera incolor. Para um efeito mais sintético, use verniz fosco ou semi-brilho.
• É importante saber que a cera adere sobre qualquer tipo de tinta ou superfície, enquanto para o uso do verniz deve-se considerar alguns princípios.

pinturas especiais

É muito mais econômico comprar tinta branca e pigmentos para se preparar as cores

Lavagem do material
• Após o trabalho, lave sempre todos os materiais usados com o solvente apropriado e deixe-os secar antes de guardar.


Confira mais informações, acessando os cursos da área Pinturas Especiais.

Por Silvana Teixeira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?