WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como fazer a personalização do desktop no LTSP

Como fazer a personalização do desktop no LTSP

Uma das facilidades que o LTSP apresenta é a personalização do desktop do usuário. Ao logar no sistema, cada usuário pode personalizar todo o desktop, como se ele tivesse um computador comum, com o Linux instalado localmente. Assim, ele pode acrescentar atalhos e arquivos. Portanto, essa organização deve ser feita para melhor atendê-lo.

O KDE 4 apresenta a possibilidade de adicionar ícones como atalhos para aplicativos somente em áreas específicas da nossa área de trabalho. Por isso, ele possui uma área sombreada, com alguns ícones de atalhos para programas. Na verdade, essa área é um Widget.

Para acrescentar um novo atalho para programa, é só clicar com o botão direito do mouse dentro desta área sombreada, escolher a opção Criar Novo e clicar em Link to Application. Imediatamente, o sistema abre um assistente chamado Propriedades para program.desktop, com algumas abas para serem configuradas. Na primeira aba (Geral), no campo que identifica o atalho que está identificado como Link to Application, escreva a identificação do atalho, por exemplo, Leitor de E-mails Thunderbird.

Em seguida, escolha um ícone para representar este atalho, clicando sobre o ícone existente, com um ponto de interrogação. O sistema mostrará uma janela com uma série de grupos de ícones que podem ser utilizados. Para escolher outros grupos de ícones, de outros temas, clique na seta de opções da área de ícones do sistema. Se você quiser outros ícones, pode clicar na opção outros ícones e buscar outros desenhos de ícones na internet. Por fim, para escolher um ícone, clique sobre ele com o mouse e no botão OK.

Após esse procedimento, devemos informar ao sistema que programa deve ser aberto com este atalho. Para isso, clique na aba Aplicativos e na caixa Comandos, digite o nome do aplicativo, no nosso caso o Thunderbird.

A partir de agora, para abrirmos este aplicativo, basta clicar neste ícone e o Leitor de E-mail Mozilla Thunderbird será carregado na memória. Agora, basta configurar nossa conta de e-mail para esse aplicativo, para que cada usuário possa acessar seus e-mails.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Rede de Computadores , entre eles o Curso Como Montar um Servidor Linux com Terminais Leves, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por Andréa Oliveira.

Conheça mais sobre o Linux OpenSUSE, acessando os links abaixo:

Como abrir um pacote no OpenSUSE com o KDE

Como instalar novos pacotes no OpenSUSE e no LTSP

Como verificar programas já instalados no OpenSUSE

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?