WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como é feita a distribuição de água no meio rural

Para a distribuição de água no meio rural, usa-se o sistema com caixas d'água elevadas, que leva a água a diversos pontos da propriedade por meio da gravidade

Para a distribuição de água no meio rural, usa-se o sistema com caixas d’água elevadas, que  leva a água a diversos pontos da propriedade por meio da gravidade

 

A distribuição individual de água refere-se aos sistemas destinados a atender apenas a uma propriedade rural. Para o abastecimento, usa-se o sistema de distribuição com caixas d’água elevadas. Estas podem ser de concreto armado, alvenaria, fibra de vidro ou amianto. Nesses casos, dispondo-se de uma bomba, a água é elevada até a caixa, e, a partir dela, a distribuição é feita por gravidade, para os diversos pontos de consumo da propriedade.

Uma outra situação muito comum é a existência de vários pontos de consumo de água, como nas residências, em currais, em agroindústrias, em oficinas, nas pocilgas, entre outros. Geralmente, nesses casos, os pontos estão situados em posições mais distantes, além de exigirem maior demanda de água.

Isso dificulta o abastecimento nos diversos pontos da propriedade. Por isso, a melhor solução consiste em construir um reservatório de água elevado, de grande capacidade, em um local estratégico, que facilite a distribuição da água para todos os pontos de consumo por gravidade.

Em cada canalização, devem ser instalados dois registros: um no início da canalização e o outro próximo dos pontos de consumo. Estes, normalmente, permanecem abertos e têm a função de facilitar os trabalhos de manutenção quando necessário.

Nas regiões muito planas, torna-se necessário construir uma estrutura elevada de concreto armado, sobre a qual o reservatório será instalado. Nesses casos, podem ser utilizados reservatórios de concreto armado, de alvenaria, ou de fibra de vidro.

Importante!

Para não ter dores de cabeça, procure a orientação de um profissional habilitado antes de iniciar qualquer projeto de construção de sistemas de distribuição de água na sua propriedade rural.

Geralmente, em locais com topografia mais acidentada, a própria declividade do terreno facilita a distribuição de água por gravidade. Em situações como essas, a melhor maneira consiste em instalar o reservatório em um local mais elevado, para que a distribuição da água seja facilitada.

Por Andréa Oliveira.

Confira o Curso CPT Tratamento de Água no Meio Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jorge Eduardo do Nascimento

2 de nov. de 2018

Aqui em meu município, temos uma comunidade rural e mais de duzentas famílias que não tem água tratada da empresa distribuidora (COPASA). Gostaria de conhecer o sistema de água vindo por gravidade parta abastecer as torneiras desse povoado.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de nov. de 2018

Olá Jorge Eduardo,

Para mais informações cadastrramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?