WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Café - tratos culturais no cultivo superadensado

Café - tratos culturais no cultivo superadensado

 

No cultivo superadensado do café, as capinas são necessariamente manuais e devem ser feitas quando o mato começa a concorrer com o cafeeiro. Podem ser feitas com enxadas ou com herbicidas. No caso da capina manual mecânica, é preciso cuidado para não danificar os cafeeiros, já que eles estão muito próximos uns dos outros. Por isso, a necessidade de uso mais intensivo de mão de obra.

A partir do terceiro ano, a capina do não precisa mais ser feita, pois o cafezal se fecha, não havendo mais condições de desenvolvimento de mato nas entrelinhas e mesmo nas ruas, em função da baixa luminosidade.

Na adubação, pode-se utilizar as seguintes sugestões: inicia-se a partir do aparecimento das primeiras folhas definitivas, uma adubação de cobertura de 5g de nitrogênio por planta, dependendo da análise de solo esta cobertura poderá ser repetida após 45 dias.

Nos primeiros dois anos, as adubações podem ser divididas em até quatro aplicações anuais, nos meses de outubro, dezembro, janeiro e março, dependendo da época de chuvas em cada região. A partir do terceiro ano, a adubação é realizada da maneira convencional, por hectare, sempre com base na produção esperada, na análise do solo, na análise foliar e no vigor da planta.

A adubação foliar é feita cinco vezes, a cada ano agrícola, no primeiro e segundo ano, com pulverizador costal manual e, a partir daí, pode ser utilizado o pulverizador tipo canhão tratorizado. Lembrando que a formulação de micronutrientes aplicada depende diretamente da análise foliar.

Nas lavouras adensadas (até 10 mil plantas por hectare), já se conhece o comportamento das plantas com relação à nutrição. Um comportamento muito semelhante pode ser observado na lavoura de café superadensada. Sabe-se que, em virtude da melhor distribuição do sistema radicular do cafeeiro por área, há um melhor aproveitamento do adubo.

É claro que a quantidade total de adubo aplicada acaba aumentando, em função do maior número de plantas, mas não proporcionalmente por hectare. Com relação à nutrição de cafés superadensados, ainda existem muitas dúvidas e questionamentos que deverão ser esclarecidos por diversos trabalhos de pesquisas que estão em andamento.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os cursos da área Cafeicultura, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Café - Cultivo Superadensado.

Por Andréa Oliveira.

Leia outros artigos relacionados ao tema:

O superadensamento das lavouras cafeeiras

Planejamento e implantação da lavoura superadensada

Podas na lavoura superadensada

Pragas e doenças da lavoura superadensada

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?