WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Bicho-da-seda: desenvolvimento larval, cama e casulos

Muitas vezes ocorre desuniformidade no desenvolvimento das lagartas na criação do bicho-da-seda, podendo dificultar o manejo. As causas são as mais diversas, mas é preciso prestar atenção

Bicho-da-seda: desenvolvimento larval, cama e casulos

Muitas vezes ocorre desuniformidade no desenvolvimento das lagartas na criação do bicho-da-seda, podendo dificultar o manejo. As causas são as mais diversas, mas é preciso prestar atenção principalmente no último trato de cada idade (o último abastecimento antes do sono deve ser fraco), e o primeiro trato quando as lagartas acordam do sono deve ser feito somente quando a maioria das lagartas estiverem acordadas. 


Ao polvilhar as folhas com cal hidratada, estas ficam secas e, assim, as lagartas, ao acordarem do sono, não se alimentarão, aguardando o primeiro trato. Dessa maneira, o criador tenta igualar o desenvolvimento das lagartas. Se o criador não conseguir igualar as lagartas, deve separá-las em locais diferentes da esteira. Isso pode ser feito durante o sono, após o polvilhamento com cal; restando ainda lagartas acordadas, faz-se outro fornecimento de ramos e quando as lagartas subirem nos ramos, elas serão transportadas para outra parte da esteira. 

Limpeza da cama de criação 

A limpeza da cama é realizada com a finalidade de eliminar os resíduos deixados pelas lagartas e os restos dos ramos. Pode ser feita com o auxílio de redes, ou após o fornecimento de ramos novos, transportando as lagartas junto com os ramos para a parte vazia da cama e limpando o local de onde foram retiradas as lagartas. 

Colheita e limpeza dos casulos 

Após a formação do casulo, a lagarta se transforma em crisálida. Cerca de sete dias após a subida das lagartas nos bosques pode-se realizar a colheita. A hora certa de colher é quando as crisálidas apresentarem coloração marrom-escura.

A forma mais segura para se certificar que os casulos se encontram no ponto de colheita é colher alguns casulos e cortá-los, a fim de se verificar a coloração das crisálidas. Posteriormente, retiram-se dos bosques as lagartas mortas, casulos manchados e finos, e realiza-se a colheita.

- Retirada dos casulos dos bosques

A retirada dos casulos dos bosques é feita com equipamentos apropriados. No bosque de plástico, utilizam-se garfos e no caso de bosques de papelão, utilizam-se mesa de apoio e pente de madeira. Os casulos retirados vão sendo depositados em superfície limpa com cuidado sem amontoá-los.

- Retirada da anafaia

Após a colheita, utiliza-se a peladeira para a retirada da anafaia que os envolve. A peladeira deve ser utilizada com muito cuidado para não amassar nem manchar os casulos. Os casulos são então selecionados, separando-se os de segunda e os duplos, sendo então ensacados e comercializados.

Ao acordar, as lagartas estarão na quarta idade. Recebem, então, uma primeira alimentação mais leve e depois passa-se a alimentação e aos tratos normais, com limpeza da cama e arejamento do ambiente sempre que for necessário.

- Aplicação da cal

Quando todas as lagartas estiverem no estado de mudança de pele, deve-se colocar a cal para retirar o excesso de umidade e facilitar a muda.

- Tratos culturais na quinta idade das lagartas

Os tratos para a quinta idade são idênticos aos executados para a quarta, devendo-se ficar sempre atento, para, à medida que as lagartas forem crescendo, ir aumentando a área de utilização da cama, chegando as lagartas, na quinta idade, a ocupar toda a caixa de criação. 

- Tratos culturais das lagartas maduras

Ao atingir a maturidade, as lagartas levantam as cabeças em busca de um suporte, parando de se alimentar e procurando um lugar para fazer o casulo. Nessa hora, deve-se catar manualmente as lagartas mais adiantadas e colocá-las nos bosques. Quando metade das lagartas estiver madura, depositam-se os bosques sobre a caixa de criação. A temperatura ideal nessa fase é de 23° C e a umidade entre 60 e 70%, devendo-se manter o ambiente na penumbra. Deve-se limpar a cama de criação logo após a suspensão dos bosques.

O casulo é confeccionado de fora para dentro, e tem apenas um fio de comprimento entre 800 e 1.200 metros. É formado em quatro ou cinco dias, quando ocorre a metamorfose da lagarta em crisálida. Uma semana após a subida das lagartas ao bosque, pode-se colher os casulos.

Conheça os Cursos CPT, da área Pequenas Criações, entre eles o Curso Criação do Bicho-da-Seda.
Por SilvanaTeixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ronaldo Damasio da silva

5 de ago. de 2023

ola boa tarde , gostaria de conhecer mais sobre a sericultura, estou querendo fazer um investimento nessa area.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de ago. de 2023

Olá, Ronaldo Damasio da Silva! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?