No mundo das vendas, lidar com pessoas é tarefa bastante complexa, pois os indivíduos são distintos, pensando diferente uns dos outros. E pensar nestas diferenças é primordial para ser um atendente de loja de sucesso.
Aí está a importância do papel do atendente, já que ele é a alma da loja. O sucesso dos negócios depende de sua boa performance. Sendo assim, é preciso dominar algumas técnicas que sensibilizem os consumidores e os façam comprar os produtos.
Como exemplo, citamos as lojas de casacos. Estas não costumam economizar na conta do ar condicionado, pois, com o frio, o corpo enviaria uma mensagem ao cérebro, requerendo a necessidade de proteção térmica. Resultado: o sistema sensorial do cliente afetaria as suas resistências até que a percepção da necessidade fosse atendida, por meio da compra do agasalho.
“São muitas as técnicas para vender e todas requerem qualidades pessoais e profissionais específicas. O consumidor, ao entrar na loja, espera que o vendedor conheça os produtos à venda e possa orientá-lo na compra. Esta é uma tarefa difícil, pois a loja pode trabalhar com uma infinidade de artigos”, ressalta o professor Pedro Moreira, do curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
É preciso estabelecer uma relação de confiança com o cliente, atendendo às suas necessidades, de forma eficaz, para que a transação comercial seja concretizada. Para isso, o atendente precisa estar preparado para atuar como um investigador da natureza humana, sabendo distinguir a personalidade do cliente e como esta age sobre as suas decisões de compra. Ou seja, é preciso entender o que ele realmente quer dizer, quando fala, bem como utilizar as informações obtidas para vender mais.
Tipos de Clientes
- Desagradável (perguntador, conversador, insultante, descrente). O atendente deve ter pleno conhecimento do produto, brevidade, cortesia, sinceridade e controle.
- Silencioso (sem conhecimento, aparência de infelicidade, pensativo e não conversador). O atendente deve formular perguntas, mostrar consideração e cortesia.
- Experimentador (barganhador, crítico, indiferente, silencioso). O atendente deve ter pleno conhecimento do produto, tato, perseverança, convicção.
- Indeciso (apreensivo, conversador, inseguro). O atendente deve ter moderação, calma, cortesia, paciência e consideração.
- Nervoso (raivoso, irrequieto, impaciente, injusto). O atendente deve ter calma, paciência e consideração.
- Com bom senso (agradável, inteligente). O atendente deve ser bastante eficiente, mostrar cortesia e consideração.
- Dependente (indeciso, infantil). O atendente deve ser gentil, firme e simpático.
Abordagem
Após identificar o tipo de cliente, o atendente desenvolve uma abordagem específica. É nessa etapa que se estabelece contato com o cliente para que se recolha informações sobre ele. Por exemplo, qual a sua necessidade, quem está envolvido na decisão de compra, quais as suas características pessoais, quais os estilos de compra entre outros.
Além disso, é preciso que tenha argumentos que lhe permitam relacionar-se com desenvoltura com qualquer classe social. O bom vendedor procura mostrar que conhece o produto, que sabe o que está apresentando. Entretanto, deve fazer isto de maneira simples, sem agredir o cliente nem passar a impressão de pedantismo. Principalmente com os mais humildes, que já entram na loja achando que serão discriminados.
O importante é tentar conseguir o que os clientes querem. Todos os dias, antes de sair de casa para trabalhar, pense nisto: o que você quer como vendedor? Quer ter sucesso, obter êxito, atingir suas metas? Isso o vendedor só obtém quando consegue solucionar os problemas de seus clientes.
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
cleonice correa de souza
1 de out. de 2012Olá. Tenho 36 anos e gostaria de fazer um curso de atendente de loja e vendedora, gostaria de saber se na minha idade ainda posso fazer e se consigo emprego. Obrigado. Sou de balsamo - sp.
Resposta do Portal Cursos CPT
1 de out. de 2012Olá, Cleonice!
Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso Treinamento de Atendente de Loja.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos