WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abelhas sem ferrão: Uruçu (Melipona scutellaris)

Uruçu é uma palavra que vem do tupi eiru su, que nessa língua indígena significa abelha grande

Abelhas Sem Ferrão - Uruçu (Melipona scutellaris)

Uruçu é uma palavra que vem do tupi “eiru su”, que nessa língua indígena significa “abelha grande”. Essa nomenclatura está relacionada com diversas abelhas do mesmo gênero, encontradas não só no Nordeste, mas também na região Norte. No Brasil, existe a Uruçu amarela (Melipona rufiventris), bem como a Uruçu Verdadeira ou Uruçu do Nordeste (Melipona scutellaris). A tendência, porém, é a de reservar o termo “Uruçu” para destacar o seu tamanho avantajado (semelhante à Apis), pela produção de mel expressiva entre os meliponídeos e pela facilidade do manejo, pois são abelhas mansas.

Estudos já realizados mostraram o relacionamento da Uruçu com a mata úmida, que apresenta as condições ideais para as abelhas construírem seus ninhos, além de encontrarem, em árvores de grande porte, espécies com floradas muito abundantes, que são seus principais recursos alimentares, bem como locais de morada e reprodução. A Uruçu (Melipona scutellaris) possui uma preferência floral mais seletiva do que as abelhas africanizadas, razão porque se encontram em vias de extinção.

- Ocorrência

A abelha Uruçu é uma abelha sem ferrão, nativa do Brasil, encontrada na zona da mata do litoral baiano e nordestino. Esta espécie prefere habitar locais úmidos, nidificando em árvores de grande porte.

- Morfologia
A Uruçu possui corpo robusto (marrom e preto), vértice marrom-amarelado, com pelos abundantes amarelo-ruivos, frequentemente com alguns mais claros, cor de ouro. O clípeo, estrutura da cabeça que liga as peças bucais, é levemente convexo, e a face, relativamente estreita. Seu tórax é preto no dorso, com pelos densos e amarelo-dourados, e face ventral, com fina penugem acinzentada. O comprimento das operárias é de 10 a 12 mm. A Uruçu possui abdômen escuro, com cinco listras claras.

- Ninho
Os ninhos da Uruçu têm entrada típica, sempre com abertura no centro de raias de barro convergentes. Da mesma forma, podemos encontrar ninhos, cujas raias de barro são elevadas e formam uma coroa, frequentemente voltada para baixo. Essa entrada, que dá passagem para as abelhas, é guardada por uma única operária.

No interior da colmeia, encontramos várias camadas (lamelas) de cerume, que formam o invólucro, material maleável resultante da mistura de cera produzida pelas abelhas misturadas com a resina que coletam nas plantas. O cerume é o material básico utilizado em todas as estruturas que existem dentro do ninho.

As abelhas sem ferrão mantêm a cria e o alimento em estruturas diferentes. Os ovos são colocados em células de cria, que contêm todo o alimento larval necessário para o desenvolvimento da larva.

Várias células de cria justapostas formam o favo, que pode ser horizontal ou mais raramente, helicoidal. Quando a abelha nasce, a célula de cria é desmanchada e o cerume reaproveitado em outras construções no ninho.

- Mel
Como já vimos, a abelha Uruçu do litoral baiano e nordestino destaca-se de outras abelhas da região pelo seu porte avantajado (é do tamanho da Apis mellifera ou maior), pela grande produção de mel e pela facilidade de manejo, atividade que já era desenvolvida pelos povos nativos antes da chegada dos colonizadores.

Com base nesses conhecimentos, vários pesquisadores e meliponicultores dessa abelha têm se dedicado, com êxito, ao trabalho de extensão e manejo, incentivando populações rurais, assentados e curiosos na criação de abelhas nativas com caixas e métodos de divisão simples.

Os méis, que podem ser comercializados em litros, são mais líquidos que os de Apis. São usados como remédio, renda extra, ou mesmo, como um alimento melhor para as famílias. Nos trabalhos mais criteriosos, os criadores das abelhas são incentivados a retirar o mel, com bomba sugadora, o que diminui o manuseio e o desperdício de mel no fundo das caixas, além de evitar a morte de ovos e larvas.

O mel dessas abelhas, além de muito saboroso, pode ser produzido até 10 litros/ano/colônia, em épocas favoráveis, embora a média seja de 2,5 a 4 litros/ano/colônia. É considerado medicinal principalmente pelas populações regionais. Devido ao alto teor de água, eles devem ser armazenados em geladeira quando não forem consumidos imediatamente.

- Benefícios da espécie
1-Polinização dos vegetais aumentando a produtividade das plantas cultivadas e a fertilidade das espécies que dependem da polinização cruzada;
2-Produção de delicioso mel, com alta qualidade medicinal, rico em propriedades bactericidas, energéticas e antioxidantes;
3-Baixo custo de implantação de meliponário e fácil manejo.

 

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT da área Apicultura.
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Embrapa, USP, WebBee e Wikipédia

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Wagner Silva Borges

8 de set. de 2023

quero começar um apiário

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de set. de 2023

Olá, Wagner Silva Borges! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Donny Souza

15 de abr. de 2022

Por favor eu gostaria de obter mais informações e conhecimento sobre a abelha uruçu .

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de mai. de 2022

Olá, Donny! Tudo bem?

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Para receber mais informações na área, cadastrei seu e-mail para receber nosso boletim informativo. 

Não deixe de conhecer nossos cursos na área, nele você irá aprender tudo sobre as vantagens ecológica e econômica dessa inciativa. 

Para saber mais, acesse o link: https://bit.ly/3MlmkQy

Abraços! 

Ingrid Filomeno 

Márcio L Jucá

12 de jan. de 2022

Boa noite. Estou iniciando criação de abelhas sem ferrão, na minha região Norte, especificamente na Agrovila do Caburi, municipio de Parintins/AM, conhecidas como "ABELHA JUPARÁ",(já são 6 colmeias), marmelada amarela e ABELHA CANUDO. Está ultima eu gostaria de saber mais sobre elas (nome científico, etc). Elas são bem povoadas, cor amarela e tudo que sei sobre elas é com base no conhecimento caboclo que dizem ser boa produtoras de mel e é conhecido como abelha canudo, nada alem disso...rsrsrs. Aguardo resposta....Grato.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jan. de 2022

Olá, Márcio! Tudo bem com você?

A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!!

Para saber mais informações sobre a nossa coleção de Apicultura, basta acessar o link a seguir https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodeabelhas, nos ligar na nossa central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato. Abraço!

Karina Theodoro

Patrícia dos Santos Pereira

28 de set. de 2021

Trabalhar com a manipulação de abelhas é um aprendizado inesquecível. Pois ver a organização na qual elas vivem é mágico. Se nos seres humanos vivêssemos aumenos 20% com o comportamento das abelhas, nosso planeta seria outro. A

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de set. de 2021

Olá, Patrícia! Como vai?              

Agradeço sua visita e comentário em nosso site. Fico feliz em saber que é algo prazeroso para você! 

Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

 

Mauricio Fernandes

7 de mai. de 2021

Estou começando a criar uruçu boca de renda, acho fantástico a meliponioa, quero crescer e responder a necessidade da natureza.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai. de 2021

Olá, Mauricio 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que irão auxiliar você.

Atenciosamente,
Erika

Jose ferreira

28 de jan. de 2021

Muito rico este informativo

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mar. de 2021

Olá, José

Como vai?

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Ana Cristina silva

13 de jan. de 2021

Como faço para comprar abelhas urucu ....

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de jan. de 2021

Olá, Ana

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
No momento não trabalhamos com indicações de criadores.

Atenciosamente,
Erika

Elza Gimenis

4 de mai. de 2020

Gostaria de obter,informação do. Curso de criar abelha,e produzir mel.

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de set. de 2021

Olá, Elza! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!       

Marcela Teixeira.

mari machado

29 de set. de 2018

Boa noite, aqui no sul do Brasil a abelha Uruçu vai bem e onde compro com quem a caixa já com as abelhas? Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de out. de 2018

Olá Ana,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Você pode procurar por criadores na região, ou em um mecanismo de busca como o Google.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Aleandro Sene

20 de set. de 2017

Gostaria de saber mais sobre os cursos de apicultura. Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de set. de 2017

Olá, Aleandro.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?