WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

A relevância do conhecimento nas aulas práticas e demonstrativas

Os conhecimentos são relevantes, quando o novo conhecimento a ser aprendido tem algo a ver com a vida do aprendiz, sendo importante para ele mesmo

A relevância do conhecimento nas aulas práticas e demonstrativas.

 

Os conhecimentos são relevantes, quando o novo conhecimento a ser aprendido tem algo a ver com a vida do aprendiz, sendo importante para ele mesmo. Isso quer dizer que o conteúdo tem de ser contextualmente relevante, que esteja contextualizado com sua realidade e, consequentemente, seja concreto para o aluno.

Esse é mais um aspecto conceitual que torna as aulas demonstrativas e práticas muito importantes no contexto da aprendizagem. Quanto mais concreto é o conhecimento e quanto mais próximo da realidade, mais relevante ele se torna para o aluno.

A outra condição imposta por Ausubel para que a aprendizagem significativa possa acontecer é que, além do conhecimento prévio, será necessário ao aluno vontade de aprender. Caso contrário, ocorre uma recusa intelectual de aprender mecanicamente um novo conhecimento, quando passado de modo literal e arbitrário.

Vejamos os significados desses dois conceitos:

LITERAL

A palavra “literal” significa: restrito, rigoroso e conforme a letra do texto, não havendo possibilidade de uma interpretação. Isso quer dizer que “não literal” significa que o estudante deve compreender o conhecimento e não apenas se ver na condição de ter de memorizar seu enunciado, mas que possa aprender a partir da substância do conhecimento.

ARBITRÁRIO

Da mesma maneira, relacionar o novo conhecimento na estrutura cognitiva de forma não arbitrária significa que o aluno pode participar do processo de construção do conhecimento, e não apenas recebê-lo.

A palavra “arbitrário” significa algo “que independe de lei ou regra, sendo resultado da vontade única de uma só pessoa”, que no caso não é o aluno, pode ser o professor, o coordenador pedagógico ou o próprio sistema educacional.

Isso quer dizer que “não arbitrário” significa que o indivíduo poderá adicionar elementos particulares de seu conhecimento e visão de mundo ao processo de aprendizagem.

Outro motivo para que a aprendizagem significativa seja valorizada é que ela é mais eficiente, pois o conhecimento significativo é retido por muito mais tempo, considerando os dois tipos de memória de quem aprende.

São eles:

→A memória de longa duração (onde ficam armazenados todos os nossos conhecimentos e nossas vivências, desde a infância);

→A memória de curta duração, que constitui o nosso processador de dados.

Neste modelo, a memória de curta duração comporta apenas sete informações, número este que varia em mais ou menos duas informações, ou seja, cinco a nove informações (o chamado número de Müller). Na resolução de um problema, por exemplo, informações são levadas da memória de longa duração para a de curta duração.

Caso o conhecimento do aluno seja do tipo “decoreba”, o número de informações que chegam à memória de curta duração – o processador de dados – é frequentemente insuficiente para resolver um problema ou responder a uma questão mais complexa.

Por outro lado, caso o conhecimento seja significativo (conectado), então os conhecimentos levados à memória de curta duração chegam em pacotes ou “cachos” (lado direito do modelo) e o aprendiz terá um grande número de informações disponíveis para resolver o problema.

O que se pretende com as aulas demonstrativas e as aulas práticas é vencer a recusa intelectual do aluno à aprendizagem significativa.

O que se pretende com as aulas demonstrativas e as aulas práticas é vencer a recusa intelectual do aluno à aprendizagem significativa.

O que se pretende com as aulas demonstrativas e as aulas práticas é vencer a recusa intelectual do aluno à aprendizagem significativa. Nessa modalidade de aula, os conceitos são contextualizados e propostos de forma concreta, o que faz com que o aluno receba não apenas o conceito literal do conteúdo, mas a sua substância.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Como Ministrar Aulas Práticas e Aulas Demonstrativas

Curso CPT Como se Tornar um Professor de Sucesso

Curso CPT Aula Expositiva

Curso CPT Gestão de Sala de Aula

Curso CPT Estratégias de Ensino - Parte 1 - Estilos de Aprendizagem

Curso CPT Mídias na Educação

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?