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A propaganda deve cumprir seus objetivos, seguindo as regras eleitorais

A qualidade nem sempre está associada à quantidade de recursos e sim ao trabalho desenvolvido

 

Independente do material, há regras a serem seguidas

Uma propaganda eficiente é aquela que cumpre os objetivos de divulgar o candidato e de alcançar  eleitores. A atividade precisa estar embasada em princípios do marketing político e da publicidade. Além disso, a equipe deve estar atualizada acerca das orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre como, quando e onde a propaganda pode ser veiculada. Ao longo desse trabalho, em todas as fases da campanha e todos os elementos, não apenas a propaganda, devem ser coordenados e realizados com profissionalismo e ética.

Mesmo que as tarefas envolvidas sejam muitas, desistir da propaganda não pode ser uma alternativa. "A propaganda bem feita custa caro. A mal feita custa mais caro ainda. Porém, o mais caro é não fazer propaganda", afirma Tadeu Comerlatto, especialista em marketing político e professor do curso Campanha de Vereador – Passo a Passo, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

O que define uma boa propaganda? O que ela pretende? Mesmo não custando muito dinheiro, ela precisa estar bem delineada e independente do recurso financeiro empregado ela custará esforços. Eles é que atribuirão valor a ela. A qualidade nem sempre está associada à quantidade de recursos e sim a como o trabalho foi desenvolvido, ou seja, mesmo que os materiais sejam modestos, o comprometimento diligente da equipe em trabalhar da melhor maneira possível não deve mudar.

Objetivos da propaganda

Segundo Cormellato, "uma boa propaganda não se mede apenas pela qualidade visual e pela quantidade. Uma boa propaganda é aquela que consegue atingir facilmente o eleitor e sensibilizá-lo". Ela tem objetivos bem claros. O primeiro é tornar o candidato conhecido e o segundo é conquistar os eleitores.

Objetivos que estão entrelaçados, um depende do outro. É preciso ser conhecido para ser votado. Como votar em alguém de quem pouco se ouviu falar, de quem não se sabe as propostas? É preciso construir a imagem e propagá-la entre os eleitores. Entretanto, a construção desse perfil, começa bem antes da propaganda, ela nasce da trajetória do político, por meio de suas realizações e conquistas, antes e durante a campanha.

No curso CPT, o especialista em marketing político dá algumas orientações. Ele recomenda visitar uma agência para elaborar um plano de propaganda. Além disso, acrescenta que é imprescindível conhecer a legislação da propaganda eleitoral para assim evitar condutas desaprovadas pelo TSE.

Regras do TSE


Existem normas direcionadas às coligações, aos partidos e aos candidatos. Elas tratam sobre o que é obrigatório, como a menção da legenda partidária em todas as modalidades de propaganda, e o que é proibido, como a realização de showmícios. Há vários procedimentos importantes estabelecidos pela justiça eleitoral, é necessário buscar essas informações e cumpri-las a risca.

A todo momento, é preciso que a equipe esteja atenta às normas estabelecidas pelo TSE. Segui-las é fundamental para o sucesso da campanha, qualquer erro afetará a imagem do político, que será julgado pelos eleitores, além disso as falhas são apontadas e utilizadas pelos candidatos para abater os oponentes na disputa.

Em 2011, o TSE divulgou o calendário e as regras para as eleições municipais em 2012. Entre elas, estão as determinações referentes à prática da propaganda, quando deve iniciar e terminar essa atividade. No rádio e na TV, ela começará a ser veiculadas 3 dias antes das eleições. Depois desse período, não será permitido inclusive nenhum tipo de debate nesses meios. Para o dia 5 de outubro, o cronograma prevê o encerramento das propagandas em meio impresso, já no dia seguinte paralizam-se as formas de divulgação pessoal, como panfletagem e carreatas.

No curso CPT, você encontrará mais informações relevantes acerca do passo a passo da campanha de vereador, como os tipos de propaganda e as dicas de como proceder em algumas delas. Acesse e confira!

Por Luci Silva

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Comentários

brenda soares

29 de out. de 2014

oi

moises do nascimento

23 de jan. de 2014

Gostaria de comprar o guia de arsenal de campanha para deputado, com calendário eleitoral 2014, se vc lançou este guia favor entrar em contato quero comprar obrigado MOISÉS DO NASCIMENTO FONE

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jan. de 2014

Olá, Moisés!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

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