WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

4 etapas necessárias à memorização

Seja de curta ou longa duração, a memória, principal aliada do estudante, é um recurso que pode ser melhorado

Etapas da memorização

 
Seja de curta ou longa duração, a memória, principal aliada do estudante, é um recurso que pode ser melhorado. Para isso, é necessário treiná-la e exercitá-la, para que não deixe o aluno na mão, em momentos cruciais, como uma prova.

O primeiro aspecto a considerar é que a capacidade de armazenar informações depende da capacidade física do cérebro, o que depende muito da saúde e do bem-estar da pessoa. Da mesma forma, depende da capacidade do cérebro de processar as informações no processo de aprendizagem.

A capacidade física e a capacidade de processamento do cérebro, por sua vez, podem ser melhoradas por meio de exercícios, dependendo de alguns fatores como o sono e o bem-estar psicológico.

Quatro etapas são necessárias à memorização: atenção, compreensão, armazenamento e resgate:
 
Atenção
 
Uma boa atenção depende da capacidade de se concentrar na atividade que exige boa memória. No ambiente de estudo, por exemplo, é preciso livrar-se da poluição sonora e visual, dando preferência a um ambiente isolado de barulhos externos e informações visuais que diminuam a concentração.
 
Compreensão
 
Se o conteúdo é compreendido, significa que se tornou conhecimento significativo e está na memória de longa duração. Do contrário, sem a compreensão, vira mera “decoreba”, que se perde na memória de curta duração.
 
Armazenamento
 
O cérebro tem capacidade limitada, embora muito grande, havendo um limite para o trânsito de informações. Muitos conhecimentos, à medida que não são utilizados, acabam se perdendo no todo ou em parte. Dos milhares de informações que circulam pelo cérebro diariamente, só uma pequena parte fica.
 
Recuperação
 
Muitas vezes, não conseguimos nos lembrar de algo, mas nos lembramos depois, principalmente quando vemos ou ouvimos uma informação associada ao conhecimento em questão. Isso ocorre porque o cérebro funciona melhor com associações, e a memória se mostra mais eficiente na recuperação de uma informação, quando ela tem “cara”, nome, cor, cheiro, som ou um jeito de ser.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria Leila de Sales Soares

2 de fev. de 2015

Essas dicas são de grande importância, nos ajudam a exercer com mais praticidade na memorização.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?